Diplomacia

Decola o primeiro voo comercial direto entre Israel e Emirados

Uma delegação israelense-americana decolou no primeiro voo comercial direto e histórico, de Tel Aviv para Abu Dhabi, para marcar a normalização dos laços entre o estado judeu e os Emirados Árabes Unidos

Agência France-Presse
postado em 31/08/2020 10:34 / atualizado em 31/08/2020 11:03
Um oficial dos Emirados está parado perto de um avião da El Al que transportou uma delegação israelense-americana  no primeiro voo comercial de Israel para os Emirados Árabes Unidos. -  (crédito: KARIM SAHIB / AFP)
Um oficial dos Emirados está parado perto de um avião da El Al que transportou uma delegação israelense-americana no primeiro voo comercial de Israel para os Emirados Árabes Unidos. - (crédito: KARIM SAHIB / AFP)

O "primeiro voo comercial direto" entre Israel e Emirados Árabes Unidos decolou nesta segunda-feira (31/8) do aeroporto internacional Ben Gurion de Tel Aviv.

O voo LY971, da companhia aérea israelense EL AL, transporta uma delegação israelense e americana, liderada por Jared Kushner, genro e assessor do presidente Donald Trump, e deve pousar em Abu Dhabi no início da tarde.

"É um voo histórico e esperamos que seja o início de uma viagem ainda mais histórico para o Oriente Médio", afirmou Kushner antes da decolagem, em uma pista repleta de bandeiras de Israel e dos Estados Unidos.

Emirados e Israel anunciaram em 13 de agosto um acordo para normalizar suas relações, oficiosas há vários anos. O país se tornou o primeiro da região do Golfo a estabelecer relações com Israel e o terceiro do mundo árabe, após os acordos assinados pelo Egito, em 1979, e Jordânia, em 1994.

Desde que o acordo foi anunciado, com mediação dos Estados Unidos, ministros de Israel e dos Emirados multiplicaram os contatos por telefone e as autoridades de Abu Dhabi revogaram no fim de semana passado uma lei sobre o boicote a Israel, em vigor há 48 anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação