Coronavírus

UE anuncia participação em mecanismo de acesso a vacinas da covid-19 da OMS

O objetivo é facilitar o acesso de países pobres à vacina contra o coronavírus

Agência France-Presse
postado em 31/08/2020 12:37
 (crédito: AFP / Fabrice COFFRINI)
(crédito: AFP / Fabrice COFFRINI)

A Comissão Europeia anunciou nesta segunda-feira sua participação no mecanismo da Organização Mundial da Saúde (OMS) para facilitar o acesso de países pobres à vacina contra o coronavírus com 400 milhões de euros (477 milhões de dólares) em garantias.

Em 18 de agosto, a OMS enviou uma carta aos 194 países membros com o pedido de adesão até 31 de agosto ao dispositivo chamado COVAX, destinado a fornecer acesso mundial à vacina contra a covid-19.

O objetivo é estimular os laboratórios a fabricar quantidades suficientes de vacinas e garantir sua disponibilidade para os países em desenvolvimento.

"A Comissão anuncia uma contribuição de 400 milhões de euros ao COVAX para colaborar na aquisição de futuras vacinas destinadas aos países de renda baixa e média", anunciou a presidente do Executivo comunitário, Ursula von der Leyen.

De modo paralelo, a Comissão assinou na quinta-feira, em nome dos 27 países do bloco, um primeiro contrato com o laboratório farmacêutico britânico AstraZeneca para permitir a compra de uma vacina anticoronavírus.

Além disso, Bruxelas continua negociando com outros laboratórios para alcançar acordos similares que permitem garantir milhões de doses de eventuais vacinas para os países membros, assim como para os países menos desenvolvidos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação