Pandemia

OMS pede que governos dialoguem com os "anticorona"

Agora que a perspectiva de uma segunda onda da pandemia alimenta temores de novos confinamentos na Europa e em outros lugares, cresce a indignação entre os defensores de um relaxamento das medidas restritivas contra o novo coronavírus

Agência France-Presse
postado em 31/08/2020 18:10
 (crédito: Fabrice Coffrini/AFP - 9/3/20)
(crédito: Fabrice Coffrini/AFP - 9/3/20)

O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou nesta segunda-feira os governos a dialogarem com os manifestantes "anticorona", e lembrou aos relutantes às restrições contra a pandemia que o vírus é "real" e "mata".

"Devemos ouvir o que as pessoas perguntam, o que as pessoas dizem. Devemos iniciar um diálogo honesto", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus à mídia, questionado sobre as manifestações daqueles que se opõem às restrições para impedir o avanço da covid-19, como as que ocorreram neste fim de semana na Alemanha.

"Ao mesmo tempo, gostaria de dizer àqueles que protestaram na semana passada que o vírus é real. É perigoso. Circula rapidamente e mata, e devemos fazer de tudo para nos proteger e aos outros", acrescentou, em entrevista coletiva na sede da OMS em Genebra.

Agora que a perspectiva de uma segunda onda da pandemia alimenta temores de novos confinamentos na Europa e em outros lugares, cresce a indignação entre os defensores de um relaxamento das medidas restritivas contra o novo coronavírus.

Na Alemanha, a tentativa de tomada do parlamento nacional em uma manifestação "anticorona" neste fim de semana mostrou uma nova etapa na radicalização do movimento.

Michael Ryan, diretor de emergências de saúde da OMS, lembrou que epidemias e situações de emergência sempre criaram "fortes emoções", tornando muito difícil para a população aceitar as medidas.

"É muito importante que os governos não reajam de forma exagerada aos protestos das pessoas contra as medidas", disse, pedindo o diálogo.

O diretor da OMS enviou uma mensagem clara a quem considera que não é grave que o vírus mate os idosos: "Toda vida, seja de um jovem ou de um idoso, é preciosa. E devemos fazer de tudo para salvá-la".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação