Líbano

Papa Francisco pede jejum, oração e que o Líbano não seja abandonado

O pontífice pediu aos fiéis do mundo uma "jornada universal de jejum e oração pelo Líbano na próxima sexta-feira, 4 de setembro"

Agência France-Presse
postado em 02/09/2020 08:54 / atualizado em 02/09/2020 08:56
Papa Francisco fala sobre a situação no Líbano enquanto um padre libanês (D) segura a bandeira do Líbano, e Monsenhor Leonardo Sapienza (E), observa durante a audiência pública limitada do Papa no pátio de San Damaso no Vaticano. -  (crédito: Vincenzo PINTO / AFP)
Papa Francisco fala sobre a situação no Líbano enquanto um padre libanês (D) segura a bandeira do Líbano, e Monsenhor Leonardo Sapienza (E), observa durante a audiência pública limitada do Papa no pátio de San Damaso no Vaticano. - (crédito: Vincenzo PINTO / AFP)

O Líbano, que enfrenta um "perigo extremo", não pode ser "abandonado à própria sorte", afirmou nesta quarta-feira (2/9) o papa Francisco em uma longa mensagem dedicada ao país após sua audiência geral.

O pontífice pediu aos fiéis do mundo uma "jornada universal de jejum e oração pelo Líbano na próxima sexta-feira, 4 de setembro", quando completará um mês a grande explosão no porto de Beirute, que devastou a capital do país e matou 188 pessoas.

Para a data, Francisco enviará ao Líbano seu braço direito e secretário de Estado, o cardeal Pietro Parolin.

"Um mês depois da tragédia que castigou a cidade de Beirute, penso de novo no querido Líbano, em sua população particularmente colocada à prova", disse o papa, que segurava uma bandeira do país, entregue durante a audiência por um jovem padre maronita.

"Diante dos dramas repetidos que os habitantes desta terra vivem, temos consciência do extremo perigo que ameaça a própria existência do país. O Líbano não pode ser abandonado à própria sorte", insistiu o papa.

"Durante 100 anos, o Líbano foi um país de esperança. Nos períodos mais sombrios de sua história, os libaneses mantiveram sua fé em Deus e demonstraram a capacidade de fazer de sua terra um lugar de tolerância, respeito e coabitação único na região", elogiou Francisco.

"O Líbano hoje é mais que um Estado, é uma mensagem de liberdade e um exemplo de pluralismo tanto para o Oriente como para o Ocidente. E pelo bem do país, mas também do mundo, não podemos nos permitir perder este patrimônio", completou.

O papa fez um apelo aos políticos libaneses e aos líderes do país para que se envolvam "com sinceridade e transparência na reconstrução, deixando de lado os interesses partidários e tendo em mente o bem comum e o futuro da nação".

Paralelamente, a comunidade internacional deve apoiar o país e "ajudá-lo a sair desta grave crise".

Em uma mensagem aos habitantes do Líbano, Francisco afirmou: "Recuperem a coragem, irmãos, não abandonem vossas casas e vossa herança".

Esta foi a primeira audiência geral do papa Francisco ao ar livre e com público desde o início da pandemia de coronavírus. Quase 500 pessoas, com máscaras de proteção, compareceram à cerimônia, celebrada em um pátio do palácio episcopal, e não na imensa praça de São Pedro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação