Economia

Austrália entra em recessão após 30 anos de crescimento econômico

O PIB registrou queda no segundo trimestre de 6,3% na comparação com o mesmo período de 2019

Agência France-Presse
postado em 02/09/2020 10:17 / atualizado em 02/09/2020 10:17
 (crédito: William WEST / AFP)
(crédito: William WEST / AFP)

A Austrália entrou em sua primeira recessão desde 1991 com a contração da economia em 7% durante o segundo semestre de 2020 devido à pandemia da covid-19, de acordo com os números oficiais publicados nesta quarta-feira (2/9).

Apesar das grandes ajudas públicas, a desaceleração da economia mundial e as drásticas restrições para lutar contra a propagação do coronavírus no país acabaram com quase três décadas de crescimento, que não parou nem durante a crise financeira mundial de 2008.

"Os dados publicados hoje confirmam o impacto devastador da covid-19 na economia australiana", afirmou o secretário o Tesouro, Josh Frydenberg.

"Nossa série recorde de 28 anos consecutivos de crescimento econômico acabou. A causa é uma pandemia que só acontece uma vez por século", completou.

Esta é maior contração trimestral registrada na história do país, de acordo com o Escritório Australiano de Estatísticas (ABS).

Michael Smedes, alto funcionário do ABS, explicou que a pandemia e as medidas adotadas para combater o coronavírus provocaram a contração "sem precedentes".

"O trimestre que terminou em junho foi marcado por uma contração importante dos gastos das famílias nos serviços. Os consumidores modificaram os hábitos de comportamento com as restrições para conter a propagação do coronavírus", disse.

Um país entra em recessão quando acumula dois trimestres negativos consecutivos. A economia australiana havia sofrido uma queda de 0,3% no primeiro trimestre.

O PIB registrou queda no segundo trimestre de 6,3% na comparação com o mesmo período de 2019.

A economia australiana já havia sido afetada pela seca e os incêndios devastadores no país a partir do segundo semestre de 2019.

O governo liberou bilhões de dólares para atenuar o impacto econômico da pandemia. Frydenberg afirmou que a recessão teria sido muito mais graves sem as ajudas estatais, em particular sem os subsídios às empresas para evitar demissões.

O país superou com certo êxito a primeira onda da epidemia, mas as medidas de confinamento durante os primeiros meses tiveram um impacto sobre os resultados da economia do segundo trimestre.

Um confinamento muito mais rigoroso está agora em vigor para cinco milhões de habitantes de Melbourne, onde acontece uma segunda onda de contágios que certamente prejudicará ainda mais o rendimento econômico do país no trimestre em curso.

Desde o início da pandemia, a Austrália registrou 26.000 casos e 663 óbitos por covid-19.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação