Vaticano

Papa reencontra fiéis em primeira audiência em público em seis meses

A primeira audiência geral em público na Praça de São Pedro após o inicio das restrições pela pandemia, contou com 500 participantes, diferente da última do dia 26 de fevereiro com 12 mil pessoas

Agência France-Presse
postado em 02/09/2020 11:53
 (crédito: Vincenzo PINTO / AFP)
(crédito: Vincenzo PINTO / AFP)

"Viva o papa!", em carne e osso. Os fiéis ou curiosos puderam trocar algumas palavras nesta quarta-feira com o papa Francisco, privado de abraços, mas saboreando sua primeira audiência geral em público em seis meses.

"Depois de todos esses meses, estamos retomando nosso encontro cara a cara e não tela a tela", exultou o papa argentino, de 83 anos, obrigado desde março a transmitir por vídeo sua tradicional audiência de quarta-feira.

"É lindo!", disse ele, sorrindo para as 500 pessoas presentes.

Um retorno limitado e com máscara, longe das multidões jubilosas de uma movimentada Praça de São Pedro, onde o soberano pontífice fazia sua chegada triunfante de papamóvel, antes de apertar milhares de mãos e pegar nos braços uma multidão de crianças.

A última audiência geral do papa na Praça de São Pedro, rodeada pelos braços acolhedores das colunatas de Bernini, teve a presença de 12 mil pessoas no dia 26 de fevereiro.

"A atual epidemia demonstrou a nossa interdependência, estamos todos ligados", sublinhou o papa.

Após uma medição da temperatura, os participantes da audiência tiveram o privilégio de entrar nesta quarta-feira no pátio de São Dâmaso, que costuma receber chefes de Estado, passando por uma majestosa escadaria de mármore do palácio pontifício e cruzando guardas suíços imóveis e devidamente mascarados.

Cada um se sentou numa das 500 cadeiras instaladas distantes uma da outra, em duas zonas separadas por uma ampla área destinada ao papa.

Insistência

Depois, a chegada de Francisco agitou o rígido plano de segurança anticoronavírus, com uma corrida para as primeiras filas.

Mas o braço estendido com insistência por um fiel não encontrou o aperto papal. Sem dúvida, para grande alívio do serviço de segurança do papa.

Um aperto de mão excessivamente vigoroso de uma fiel quase o derrubou no dia 31 de dezembro. Ele conseguiu se livrar na ocasião com vários pequenos toques no braço da mulher e teve que se desculpar.

Como bom aluno, nesta quarta-feira, Francisco, ainda sem máscara, resistiu muito à tentação, com saudações e piadas à distância.

Antes de uma pequena recaída no final da audiência, abençoando de perto três casais, apertando as mãos de bispos ou abraçando um padre libanês muito comovido cuja bandeira nacional ele havia abençoado, antes de ler uma longa mensagem de apoio ao Líbano.

O irmão Luis Fernandez, com túnica franciscana preta e máscara branca, compareceu pela primeira vez à tradicional audiência, feliz por estar tão perto fisicamente do soberano pontífice.

O salvadorenho de 34 anos fez seus primeiros votos no domingo e agora exibe com orgulho a corda branca com três nós na cintura, simbolizando a pobreza, castidade e obediência. "Vim vê-lo e ouvi-lo", disse simplesmente.

Um velho religioso da congregação dos "passionistas", que se protegia dos raios do sol sob um guarda-chuva, assiste a audiências há 40 anos.

"Com essa história de vírus, não podemos mais nos aproximar", lamenta. "Mas precisamos da bênção direta!", disse o senhor, prevendo um retorno à normalidade na Praça de São Pedro em outubro, ignorando uma epidemia que parece estar ganhando força na Itália.

Alguns turistas simplesmente passam com suas mochilas. Mas muitos na multidão vibram de emoção como a napolitana Ana - uma estudante de 33 anos que veio com o noivo Carmine, um enfermeiro "preocupado com a situação da saúde". "Sozinha em casa na frente da televisão, não tem nada que se compare", diz ela.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação