O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, de 83 anos, que testou positivo recentemente para o novo coronavírus, foi internado em hospital na quinta-feira à noite "por precaução", mas seu estado não é grave, anunciou sua família.
"Berlusconi foi hospitalizado por precaução no hospital San Raffaele de Milão depois de apresentar alguns sintomas. O quadro clínico não representa preocupação", afirma um breve comunicado.
De acordo com a agência AGI, Silvio Berlusconi, que completará 84 anos no fim do mês, foi hospitalizado no quarto que costuma ocupar quando vai a este hospital, o que a agência interpreta uma situação não preocupante, pois em caso contrário ele estaria no CTI.
Licia Ronzulli, senadora do 'Forza Italia', partido de Silvio Berlusconi, afirmou nesta sexta-feira a uma emissora de de rádio que 'Il Cavaliere', como é conhecido na Itália, "passou a noite no hospital para controlar a situação, mas está tudo bem".
A agência Ansa informou que o ex-chefe de Governo chegou na quinta-feira à noite acompanhado por sua escolta em um veículo, e não em uma ambulância. "Parecia estar bem e caminhava sem mostrar sinais de fadiga", afirmou a agência, sem revelar as fontes.
Silvio Berlusconi anunciou na quarta-feira à noite que testou positivo para o coronavírus, assim como dois de seus filhos, Barbara, de 36 anos e Luigi, 31, assim como sua namorada Marta Fascina.
"Continuo a batalha", declarou Berlusconi após o anúncio. Ele garantiu que participará na campanha eleitoral com "entrevistas em canais de televisão e jornais".
Dentro de duas semanas a Itália organizará eleições regionais, assim como um referendo sobre a redução do número de parlamentares.
"Quatro vezes 20 anos"
Berlusconi, eleito deputado europeu em 2019, participou por telefone na quinta-feira à noite em uma reunião de seu partido.
"Não estou com febre, não sinto dores e quero tranquilizá-los. Estou bastante bem, vou continuar trabalhando", afirmou, algumas horas antes da internação.
O fundador dos grupos Finivest e Mediaset, um dos homens mais ricos da Itália, testou positivo para covid-19 ao retornar a Milão depois das férias em sua mansão da Sardenha.
Durante sua estadia nesta ilha mediterrânea, Berlusconi teve contato com pessoas infectadas com o novo coronavírus, incluindo Flavio Briatore, proprietário do Billionaire", um estabelecimento VIP na Costa Esmeralda, o paraíso dos milionários na Sardenha.
A internação representa mais um retorno ao hospital San Raffaele, onde Berlusconi é atendido há vários anos. Um dos diretores do local, Alberto Zangrillo, que comanda o departamento de anestesia e reanimação, é seu médico particular.
Em 2019, o empresário foi operado de uma obstrução intestinal neste hospital, onde também foi submetido a uma cirurgia de coração aberto em junho de 2016. Ele também passou por intervenções menores.
Silvio Berlusconi, conhecido por sua inclinação pelas mulheres jovens - sua atual companheira tem 53 anos a menos que ele - sempre citou a vitalidade como argumento político.
"Nós de 1936 somos jovens, fortes e tenazes. Embora a idade avance, não recuamos diante das responsabilidades a que fomos chamados e que a vida continua impondo (...). No fundo, na realidade não temos 80 anos, e sim quatro vezes 20 anos", afirmou em 2016 ao enviar uma felicitação de aniversário ao papa Francisco.
Apesar dos escândalos e dos processos judiciais que enfrenta, a voz Berlusconi ainda têm peso para milhões de italianos, para os quais representa uma idade de ouro da economia do país, afetada nos últimos anos pelas crises financeiras e o endividamento do Estado.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.