Coronavírus

Grécia confina três acampamentos de migrantes após casos de covid-19

A Grécia, com 289 mortes provocadas pela covid-19, não foi tão afetada pela pandemia como outros países europeus

Agência France-Presse
postado em 08/09/2020 11:52 / atualizado em 08/09/2020 11:53
Esta foto de arquivo tirada em 1º de dezembro de 2019 mostra uma vista aérea do campo de refugiados oficial de Moria e do campo improvisado ao redor dele, na ilha grega de Lesbos, no mar Egeu. -  (crédito: ARIS MESSINIS / AFP)
Esta foto de arquivo tirada em 1º de dezembro de 2019 mostra uma vista aérea do campo de refugiados oficial de Moria e do campo improvisado ao redor dele, na ilha grega de Lesbos, no mar Egeu. - (crédito: ARIS MESSINIS / AFP)

O governo da Grécia decidiu impor um "confinamento sanitário total" até 21 de setembro em três acampamentos de migrantes perto de Atenas, depois que os primeiros casos de covid-19 foram detectados nas instalações.

"O confinamento sanitário total foi imposto aos acampamentos de Malakassa e de Schisto (norte e oeste de Atenas respectivamente) e de Eleonas", perto do centro da capital, indicou um comunicado governamental.

Na semana passada, as autoridades detectaram um primeiro caso de coronavírus no acampamento de Moria, na ilha de Lesbos, o maior da Europa, onde estão alojadas 12.700 pessoas, quatro vezes acima de sua capacidade.

Posteriormente, outras 17 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus em Moria.

A presença de dezenas de milhares de demandantes de asilo nos acampamentos geralmente insalubres e lotados em todo o país é uma fonte de inquietação para as autoridades gregas.

A Grécia, com 289 mortes provocadas pela covid-19, não foi tão afetada pela pandemia como outros países europeus. Nenhuma morte foi registrada nos acampamentos de migrantes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação