África

OIM: 83 migrantes são resgatados em deserto no norte do Níger, perto da Líbia

Coronavírus ou não, milhares de africanos continuam tentando realizar a perigosa travessia do deserto para chegar ao litoral do Mediterrâneo e depois tentar chegar à Europa

Agência France-Presse
postado em 08/09/2020 14:48 / atualizado em 08/09/2020 14:55
 (crédito: AFP / JOHN WESSELS)
(crédito: AFP / JOHN WESSELS)

Um total de 83 migrantes, quase metade deles mulheres, foram resgatados na semana passada em Dirku (norte do Níger) perto da Líbia, anunciou nesta terça-feira (8/9) a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Os migrantes: 41 nigerinas (incluindo gêmeas de 4 anos) e 42 homens (34 nigerinos, quatro togoleses, três ganeses e um malinês) foram resgatados em 3 de setembro pelos serviços de Proteção Civil do Níger e pela equipe de resgate da OIM, destacou a agência da ONU no Facebook.

Eles haviam saído de Agadez, a grande cidade do norte do Níger e, uma semana depois, foram "abandonados por seus contrabandistas", em 1o de setembro, a cerca de 230 km de Dirku, segundo a mesma fonte.

"Passamos três dias aqui --no deserto--, sem comida e água. Fomos buscar água, mas encontramos somente poços sujos para gado. As pessoas desapareciam ao meu redor", disse um migrante nigerino, de 25 anos, citado pela OIM.

Após receber água, alimentos e atedimento médico, os migrantes foram levados a um local de confinamento em Dirku, onde ficarão em quarentena durante 14 dias por prevenção do coronavírus, acrescentou a OIM.

Coronavírus ou não, milhares de africanos continuam tentando realizar a perigosa travessia do deserto pelo norte do Níger e Líbia para chegar ao litoral do Mediterrâneo e depois tentar chegar à Europa.

Em abril, mais de 250 migrantes foram resgatados perto de Madama, outra cidade nigerina perto da Líbia.

O Níger, país da região do Sahel, entre os mais pobres do mundo, registrou oficialmente 1.178 casos de covid-19 desde março, com 69 mortes. Suas fronteiras terrestres ainda estão fechadas como medida preventiva diante da pandemia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação