New Diamond

Vaza diesel de navio petroleiro "New Diamond" em chamas perto do Sri Lanka

A Marinha local teme o aparecimento de uma nova maré negra no Oceano Índico, como a que afetou a ilha Mauricio em agosto

Agência France-Presse
postado em 08/09/2020 15:07 / atualizado em 08/09/2020 15:08
 (crédito: Força Aérea do Sri Lanka / AFP)
(crédito: Força Aérea do Sri Lanka / AFP)

Após um incêndio, começou a vazar diesel do petroleiro "New Diamond" no Sri Lanka. A Marinha local teme o aparecimento de uma nova maré negra no Oceano Índico, como a que afetou a ilha Mauricio em agosto.

Segundo a Marinha, foi detectada uma capa de petróleo perto da embarcação, carregada com 270 mil toneladas de petróleo e 1.700 toneladas de diesel para suas máquinas.

O incêndio, que começou na última quinta-feira, havia sido extinto no domingo, mas recomeçou na segunda-feira devido aos fortes ventos na região.

Um avião da Guarda Costeira indiana transportou pó químico nesta terça-feira para ser disperso por helicópteros sobre o petroleiro, acrescentou a Marinha do Sri Lanka.

Na segunda-feira, seis especialistas em resgate e 11 profissionais especializados em gestão de desastres, enviados pelos armadores gregos do navio, chegaram ao local onde o navio está parado, a cerca de 55 km de uma vila costeira, Sangamankanda Point, acrescentou.

Com bandeira panamenha, o "New Diamond" é propriedade de uma empresa registrada na Libéria, a Porto Emporios Shipping Ing., mas é administrado pelo armador grego New Shippping Limited, segundo a Marinha do Sri Lanka.

As temperaturas continuam muito altas na popa do petroleiro, o que dificulta o embarque, segundo a empresa holandesa Smit Salvage, especializada em resgate e salvamento de navios, contratada pelos proprietários.

"Assim que a situação for considerada estabilizada e segura, poderemos inspecionar o navio", disse à AFP sua matriz, SMIT, com sede em Haia, que espera rebocá-lo para um local mais seguro e transferir a carga para outros petroleiros.

No total, 19 navios, do Sri Lanka e da Índia, estão envolvidos nas operações de combate ao incêndio.

O "New Diamond", com 23 tripulantes a bordo, transportava sua carga do Kuwait até o porto indiano de Paradip. Um marinheiro filipino morreu na explosão na sala de máquinas que deu início ao incêndio.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação