Congo

Bélgica devolverá um dente do ex-líder congolês Lumumba à família

Este dente estava em mãos de familiares de um policial belga que participou na operação para sumir com o corpo de Lumumba

Agência France-Presse
postado em 10/09/2020 13:13 / atualizado em 10/09/2020 13:13
 (crédito: AFP / Arsene MPIANA)
(crédito: AFP / Arsene MPIANA)

Bélgica devolverá à família um dente do ex-líder separatista congolês Patrice Lumumba, executado e desaparecido em 1961, anunciou a Justiça federal em Bruxelas à AFP nesta quinta-feira (10/9).

Este dente estava em mãos de familiares de um policial belga que participou na operação para sumir com o corpo de Lumumba, que ocupou o cargo de primeiro-ministro da República Democrática do Congo após a independência, em 1960.

No fim do período colonial belga no Congo, Lumumba formou o primeiro governo independente, mas o país logo passou a ser ameaçado por um movimento separatista na região de Katanga, apoiado pela Bélgica.

Depois de fracassar em obter o apoio da ONU para conter o movimento de secessão, Lumumba foi preso e executado em janeiro de 1961, junto com dois de seus auxiliares. Seus corpos nunca foram encontrados.

No ano 2000, o ex-policial belga Gerard Soete contou à AFP sua participação na operação para diluir os corpos em ácido. No entanto, foi descoberto este ano que a família havia guardado um dente do assassinado líder independentista.

Agora, o dente "será restituído a quem corresponder", disse à AFP Eric Van Duyse, porta-voz do Tribunal Federal. A mesma fonte disse que se trata de uma restituição "simbólica", já que não foram feitos exames de DNA no dente.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação