Meteorologia

Tempestade Sally se torna furacão e ameaça o sul dos Estados Unidos

O governador deste estado, John Bel Edwards, disse que Sally poderia afetar a parte sudeste da Louisiana e pediu aos moradores que se preparassem

Agência France-Presse
postado em 14/09/2020 16:59 / atualizado em 14/09/2020 17:08
 (crédito: HANDOUT / RAMMB/NOAA/NESDIS / AFP)
(crédito: HANDOUT / RAMMB/NOAA/NESDIS / AFP)

Miami, Estados Unidos - A tempestade tropical Sally se tornou um furacão de categoria 1 no Golfo do México e ameaça os estados americanos do Alabama, Louisiana e Mississippi, informaram meteorologistas nesta segunda-feira(14).

Às 18h GMT(15h BSB), Sally soprava com ventos máximos sustentados de 150 quilômetros por hora e seu olho estava localizado a 260 km a sudeste de Biloxi, Mississippi, de acordo com o National Hurricane Center (NHC), com sede em Miami.

Também nesta segunda-feira, uma depressão tropical no Atlântico tornou-se a tempestade tropical Vicky, o vigésimo sistema que recebeu nome em uma temporada excepcionalmente ativa que produziu tempestades em tempo recorde.

Além de Sally e Vicky, o NHC também monitora o furacão Paulette, a tempestade tropical Teddy, a depressão tropical René e dois outros fenômenos, um deles também no Golfo do México.

Mas Sally é no momento a única que ameaça terra firme. Ele se movimenta lentamente a 11 km /h e deve chegar ao continente na terça à noite ou no início da quarta-feira como um furacão na área da Louisiana, que ainda está se recuperando do impacto do furacão Laura em agosto.

O governador deste estado, John Bel Edwards, disse que Sally poderia afetar a parte sudeste da Louisiana e pediu aos moradores que se preparassem. "Sejam inteligentes e fiquem seguros", tuitou. Os governadores do Alabama e Mississippi declararam estado de emergência. Tate Reeves, do Mississippi, disse que o furacão Sally deve atingir a região de Biloxi às 2h locais na quarta-feira.

"As previsões de ondas ciclônicas continuam sendo uma preocupação, podendo chegar a entre 1,5 e 2,4 metros", escreveu Reeves. “Continuamos muito preocupados com a quantidade de chuva”, acrescentou, detalhando que algumas áreas podem receber até 50 centímetros de chuva. A tempestade Sally se formou ao passar pelo sul da Flórida, onde produziu fortes chuvas no fim de semana.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação