Covid-19

Estados Unidos suaviza alerta sobre viagens à China

A atualização sobre os conselhos de viagem ocorre uma semana após a China declarar que havia derrotado o vírus

Agência France-Presse
postado em 14/09/2020 18:12
 (crédito: ANTHONY WALLACE/AFP)
(crédito: ANTHONY WALLACE/AFP)

Washington, Estados Unidos - Os Estados Unidos flexibilizaram seu alerta para viagens à China nesta segunda-feira, reconhecendo que o país asiático fez progressos contra a covid-19, apesar das frequentes críticas do governo Donald Trump por seu papel na pandemia.

O Departamento de Estado continua a pedir aos americanos que reconsiderem viajar para a China, mas modificou sua forte recomendação anterior de não viajar para aquele país. A República Popular da China "retomou a maioria das atividades (incluindo escolas e creches)", disse o Departamento de Estado. "Outras melhorias nas condições dentro da RPC foram relatadas", acrescentou.

O Departamento de Estado manteve separadamente sua advertência aos americanos sobre o risco de prisões arbitrárias na China, inclusive em Hong Kong, enquanto Pequim aplica uma nova lei de segurança. A atualização sobre os conselhos de viagem ocorre uma semana após a China declarar que havia derrotado o vírus, em uma cerimônia na qual o presidente Xi Jinping homenageou profissionais de saúde.

A máquina de propaganda da China tenta reformular a crise de covid-19 como um exemplo da liderança ágil do Estado contra a pandemia global que surgiu no país. O governo do presidente Donald Trump frequentemente ataca a China e culpando o país pela covid-19.

Trump, que enfrenta uma eleição em menos de dois meses, é criticado por sua gestão da crise de saúde nos Estados Unidos, que tem o maior número de mortes do mundo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação