Arte

Guatemala recupera na Bélgica peça maia de mais de 1.000 anos

A obra representa Chac, o deus maia da chuva, do trovão e dos pontos cardeais, considerado um dos mais importantes e influentes do povo maia

Agência France-Presse
postado em 14/09/2020 22:22

Cidade da Guatemala, Guatemala - A Guatemala recuperou nesta segunda-feira na Bélgica uma máscara arqueológica maia de jade que data de 600 a 900 DC e que havia sido roubada, informou a chancelaria do país centro-americano.

“A peça, feita de mosaicos de jade, foi roubada ilegalmente da Guatemala por traficantes internacionais”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Guatemala em um comunicado. A autenticidade da obra pré-hispânica foi atestada por Serge Purini, especialista do Museu Real de Arte e História da Bélgica, explicou a nota.

O embaixador da Guatemala na Bélgica, José Alberto Briz, foi quem recebeu a máscara de jade de Serge Lemaitre, curador da coleção das Américas. “A máscara foi confiscada em Bruxelas, na Bélgica, em 24 de outubro de 2008, após doze anos de litígio, o tribunal belga responsável pelo caso decidiu devolver a máscara à Guatemala”, afirma.

Ele qualificou a peça como "inestimável" e disse que ela "voltará a fazer parte do patrimônio milenar" da Guatemala. Segundo o embaixador, a obra representa Chac, o deus maia da chuva, do trovão e dos pontos cardeais, considerado um dos mais importantes e influentes do povo maia.

A cultura maia teve seu maior esplendor no chamado período clássico (250-900 dC), até que entrou em declínio no período pós-clássico (900-1200 dC) e abrangeu a área mesoamericana que inclui o sul México, Guatemala, El Salvador, Honduras e Belize.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação