Peste

Alemanha registra cinco novos casos de peste suína africana

No final da semana passada, foi detectado um primeiro caso em um javali morto encontrado na região de Brandemburgo, perto da fronteira com a Polônia

Agência France-Presse
postado em 15/09/2020 14:33 / atualizado em 15/09/2020 14:41
China, Japão, Coreia do Sul, somados a Brasil e Argentina, anunciaram a suspensão das importações de carne suína de origem alemã. -  (crédito: AFP / VIVEK PRAKASH)
China, Japão, Coreia do Sul, somados a Brasil e Argentina, anunciaram a suspensão das importações de carne suína de origem alemã. - (crédito: AFP / VIVEK PRAKASH)

Cinco novos casos de peste suína africana foram detectados na Alemanha, na região de Brandemburgo (leste), anunciou nesta terça-feira o ministério local de Defesa do Consumidor.

Este vírus, inofensivo para humanos, mas fatal para suínos, foi detectado em quatro javalis encontrados mortos e em outro animal doente que foi sacrificado, disse o ministério em um comunicado.

Um laboratório do Instituto Friedrich Loeffler (instituto federal de pesquisa em saúde animal) ainda não confirmou o resultado da análise das amostras retiradas dos cinco corpos, segundo o ministério.

No final da semana passada, foi detectado um primeiro caso em um javali morto também encontrado na região de Brandemburgo, perto da fronteira com a Polônia.

Desde então, Japão, China, Coreia do Sul, somados a Brasil e Argentina, anunciaram a suspensão das importações de carne suína de origem alemã, o que ameaça um setor já frágil e altamente dependente das vendas no exterior.

O ministério da Agricultura da Alemanha informou na segunda-feira que está em negociações com os governos de seus mercados asiáticos para limitar a proibição de importação apenas para empresas nas regiões afetadas do país.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação