Pandemia

OMS: Europa deve tomar decisões diante do ressurgimento do coronavírus

A OMS registrou na sexta-feira um recorde de casos confirmados em um dia na Europa, com 53.873 infecções

Agência France-Presse
postado em 15/09/2020 18:24
 (crédito: REUTERS / Lindsey Wasson)
(crédito: REUTERS / Lindsey Wasson)

Genebra, Suíça - A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou a Europa nesta terça-feira de que é hora de tomar decisões sobre como enfrentar a pandemia covid-19, já que os casos dispararam, enquanto o verão termina e as crianças voltam às aulas.

O diretor de emergência da OMS, Michael Ryan, disse que é hora de tomar decisões difíceis para proteger os mais vulneráveis e manter os mais jovens na educação. "A Europa vive aquele momento em que começa [...] a época em que as pessoas voltarão a estar em locais fechados. A pressão do contágio vai sem dúvida aumentar", declarou em teleconferência de imprensa.

"Como podemos manter esses dois princípios: proteger os vulneráveis da morte e levar nossos filhos de volta à escola? Algo, em certo sentido, tem que acontecer", acrescentou.

Ryan observou que, embora não existam respostas simples, é preciso fazer concessões para ajudar os mais jovens e os mais idosos.

"O que é mais importante: que os nossos filhos voltem às aulas ou que os bares e discotecas estejam abertos?", questinou Ryan, garantindo que "chegou a hora de tomar decisões à medida que a estação entra nos meses de inverno".

A OMS registrou na sexta-feira um recorde de casos confirmados em um dia na Europa, com 53.873 infecções.

Este aumento disparou alarmes no continente e reacendeu o debate sobre como combatê-lo, com o retorno de milhões de crianças em idade escolar às salas de aula.

De acordo com Maria Van Kerkhove, diretora-técnica em covid-19 na OMS, disse que o surto na Europa se deve em parte a uma melhora na capacidade de teste e monitoramento.

No entanto, "parte desse ressurgimento está atingindo níveis superiores aos que vimos em abril e maio", explicou.

"Se ocorrerem reuniões, especialmente em ambientes lotados, em ambientes fechados com pouca ventilação, o vírus se espalhará", acrescentou.

Nove meses após o início da crise, há uma imagem mais clara de como o novo coronavírus afeta os jovens, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Pessoas com menos de 20 anos de idade foram responsáveis por menos de 10% dos casos e menos de 0,2% das mortes.

De acordo com Tedros, as escolas deveriam ser fechadas "como último recurso" em áreas com alta transmissão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação