A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu nesta quarta-feira aos Estados membros a construção de uma "União Europeia (UE) da saúde" ante a pandemia de covid-19.
Ela afirmou que a pandemia evidenciou a necessidade de uma cooperação mais estreita e de uma harmonização da maneira de administrar emergências semelhantes.
Von der Leyen mencionou ainda a possibilidade de criar uma agência europeia de pesquisa e desenvolvimento médico.
"Na minha opinião está muito claro: precisamos construir uma União Europeia da saúde mais forte", disse. "E devemos fortalecer nossa preparação para crises e a gestão das ameaças à saúde transfronteiriças", completou.
Em seu primeiro discurso sobre o Estado da União Europeia, Von der Leyen disse que a Comissão tentaria reforçar a Agência Europeia de Medicamentos e o Centro Europeu para a Prevenção e o Controle de Doenças.
A alemã afirmou que trabalhará com o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, e a presidência italiana do G20 para convocar uma reunião de cúpula mundial de saúde para aprender e compartilhas as lições da crise do coronavírus.
"Isto mostrará aos europeus que nossa União existe para proteger a todos", disse.
A política de saúde continua sendo responsabilidade dos Estados membros da UE e, apesar das tentativas de Bruxelas de coordenar a resposta do bloco à epidemia, as normas fronteiriças variam amplamente.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.