Saúde

Presidente da Comissão Europeia pede construção da UE da saúde contra pandemia

Von der Leyen mencionou ainda a possibilidade de criar uma agência europeia de pesquisa e desenvolvimento médico

Agência France-Presse
postado em 16/09/2020 09:31
 (crédito: JOHN THYS / AFP)
(crédito: JOHN THYS / AFP)

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu nesta quarta-feira aos Estados membros a construção de uma "União Europeia (UE) da saúde" ante a pandemia de covid-19.

Ela afirmou que a pandemia evidenciou a necessidade de uma cooperação mais estreita e de uma harmonização da maneira de administrar emergências semelhantes.

Von der Leyen mencionou ainda a possibilidade de criar uma agência europeia de pesquisa e desenvolvimento médico.

"Na minha opinião está muito claro: precisamos construir uma União Europeia da saúde mais forte", disse. "E devemos fortalecer nossa preparação para crises e a gestão das ameaças à saúde transfronteiriças", completou.

Em seu primeiro discurso sobre o Estado da União Europeia, Von der Leyen disse que a Comissão tentaria reforçar a Agência Europeia de Medicamentos e o Centro Europeu para a Prevenção e o Controle de Doenças.

A alemã afirmou que trabalhará com o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, e a presidência italiana do G20 para convocar uma reunião de cúpula mundial de saúde para aprender e compartilhas as lições da crise do coronavírus.

"Isto mostrará aos europeus que nossa União existe para proteger a todos", disse.

A política de saúde continua sendo responsabilidade dos Estados membros da UE e, apesar das tentativas de Bruxelas de coordenar a resposta do bloco à epidemia, as normas fronteiriças variam amplamente.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação