Ursula Von der Leyen

Presidente da Comissão Europeia pede cooperação ante pandemia e migrações

Em seu primeiro discurso sobre o Estado da União Europeia, Von der Leyen também reforçou que a UE não retrocederá no acordo com o Reino Unido

Agência France-Presse
postado em 16/09/2020 10:47
 (crédito: JOHN THYS / AFP)
(crédito: JOHN THYS / AFP)

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu nesta quarta-feira (16/9) ao Parlamento Europeu uma cooperação mais estreita para superar a pandemia de covid-19, encontrar soluções à questão migratória e adotar medidas ambientais ainda mais ambiciosas.

Em seu primeiro discurso sobre o Estado da União Europeia, Von der Leyen também reforçou que a UE não retrocederá no acordo com o Reino Unido sobre a modalidade em que acontecerá o extraordinariamente complexo divórcio do Brexit.

Von der Leyen - ex-professora de Epidemiologia - fez uma grave advertência sobre o que chamou de "nacionalismo das vacinas" para superar a pandemia de covid-19 e destacou que o mais importante é garantir o acesso às mesmas.

"O nacionalismo das vacinas coloca vidas em perigo; a cooperação na área das vacinas as salvam", disse.

"Nenhum de nós estará seguro até que todos estejamos seguros", completou.

A resposta dos países europeus à pandemia evidenciou a necessidade de uma cooperação mais estreita, já que cada país adotou diferentes fechamentos ou aberturas de fronteiras ou mecanismos de rastreamento de casos.

Por este motivo, ela sugeriu a necessidade de construir uma "União Europeia da Saúde", justamente para alcançar um nível mais elevado de cooperação. Neste sentido, anunciou a intenção de estimular uma nova agência europeia sobre pesquisa biomédica avançada.

Von der Leyen também pediu cooperação para encontrar uma solução à situação dos imigrantes e refugiados, após as dramáticas imagens do incêndio que devastou o campo de Moria, na ilha grega de Lesbos.

"As imagens do campo de Moria nos recordam dolorosamente que a Europa deve atuar unida", disse.

"A migração é um desafio europeu e toda a Europa deve cumprir com sua parte", completou, em uma mensagem direta aos países do bloco, a respeito de um tema que divide profundamente os países europeus.

Metas ambientais

No plano geral para recuperar as economias europeias, Von der Leyen colocou a questão ambiental no centro das preocupações.

Ela anunciou que estimulará uma nova meta de redução das emissões de CO2, passando de 40% a pelo menos 55% até 2030, um objetivo que definiu como "ambicioso e factível".

A UE tem um projeto geral para virar o primeiro continente neutro em carbono até 2050 e, apesar de ter admitido que é um desafio enorme, Von der Leyen expressou confiança em alcançar a meta.

"Admito que este aumento de 40% a 55% é muito para alguns e insuficiente para outros", disse von der Leyen, antes de ressaltar que é "um desafio que nossa economia e nossa indústria podem enfrentar".

Neste sentido, 30% do gigantesco plano europeu de recuperação, de 750 bilhões de euros que os Estados membros anunciaram em julho para superar a crise provocada pela pandemia covid-19, será financiado com bônus verdes.

Advertências a Londres e Ancara

No âmbito diplomático, Von der Leyen deixou claro que UE não cederá no que já foi negociado com o Reino Unido no Acordo de Retirada do bloco europeu.

O acordo "não pode ser modificado unilateralmente", afirmou, em resposta ao projeto de lei apresentado pelo governo britânico que modifica aspectos dos acordos que envolvem a Irlanda.

"A confiança é a base de qualquer associação", insistiu.

A iniciativa britânica virou um grande obstáculo para as ilusões de uma separação amistosa e reforçou os temores de uma ruptura sem acordos.

A presidente da Comissão Europeia também reconheceu os esforços da Turquia para controlar a crise migratória, mas advertiu o país a que evite as tentativas de intimidar os vizinhos.

"Sim, a Turquia está em uma zona com problemas. E sim, abriga milhões de refugiados, pelo que os apoiamos com um financiamento considerável. Mas nada justifica as tentativas de intimidar os vizinhos", completou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação