EUA

Leilão de dinossauro T-Rex em NY pode alcançar US$ 8 milhões

Apenas cerca de 50 T-Rex foram encontrados após a descoberta do primeiro, em 1902

Agência France-Presse
postado em 16/09/2020 13:15 / atualizado em 16/09/2020 13:15
 (crédito: Angela Weiss / AFP)
(crédito: Angela Weiss / AFP)

Um dos espécimes de T-Rex mais completos do mundo será leiloado pela Christie's em 6 de outubro, em Nova York, e pode quebrar o recorde absoluto de sua categoria.

Stan, um digno representante da espécie rainha dos dinossauros que fascina o mundo inteiro, pesava de sete a oito toneladas quando viveu há 67 milhões de anos. Tinha quatro metros de altura e 12 metros de largura.

Foi descoberto em 1987 perto de Buffalo, no estado americano da Dakota do Sul.

Paleontólogos do Instituto de Pesquisa Black Hills, na Dakota do Sul, trabalharam mais de 30 mil horas para desenterrar e recompor seu esqueleto, que possui 188 ossos.

Seus restos foram usados para fazer moldes de gesso para dezenas de museus no mundo que desejavam adquirir uma cópia deste excepcional Tyrannosaurus rex. O animal morreu aproximadamente aos 20 anos, segundo estimativas dos pesquisadores.

Após uma viagem para o Japão, Stan foi exposto no museu do Instituto Black Hills desde 1996.

A venda ocorre após um desacordo entre os administradores do instituto, explicou James Hyslop, responsável pelo Departamento de Instrumentos Científicos, Globos e História Natural na Christie's, em Londres.

A lei autoriza a venda quando o espécime é descoberto em um terreno privado, o que foi o caso de Stan.

O preço de venda estimado do esqueleto fossilizado é de seis a oito milhões de dólares, o que o coloca junto ao recorde absoluto, estabelecido por Sue, outro T-Rex vendido em outubro de 1997 na Sotheby's, por 8,4 milhões de dólares, ao Museu de História Natural de Chicago.

Apenas cerca de 50 T-Rex foram encontrados após a descoberta do primeiro, em 1902.

"Não há muitos esqueletos completos", disse Hyslop. "As ocasiões de comprar um T-Rex tão completo acontecem apenas uma vez por geração", acrescentou.

A Christie's espera que haja um forte interesse de colecionadores estrangeiros. "Seria a obra-prima de qualquer museu de história natural", destacou Hyslop.

"O T-Rex tem um status de ícone", afirmou, o que é refletido em seu preço. "É o dinossauro que atrai multidões".

Stan será exposto em uma das vitrines da sede da Christie's em Nova York, no coração de Manhattan, desde esta quarta-feira até 21 de outubro.

Como a cabeça é muito pesada, foi colocada uma réplica no esqueleto. A verdadeira cabeça será exposta ao lado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação