Corrupção

Banco suíço negocia devolver milhões de dólares do escândalo da Fifa

Em maio de 2015, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou 14 pessoas, nove das quais eram funcionários do alto escalão da Fifa

Agência France-Presse
postado em 16/09/2020 13:34 / atualizado em 16/09/2020 13:36
 (crédito: Fabrice COFFRINI / AFP)
(crédito: Fabrice COFFRINI / AFP)

O banco suíço Julius Baer anunciou nesta quarta-feira que está "em negociações avançadas" com o sistema de justiça dos Estados Unidos e poderia entregar vários milhões de dólares relacionados ao escândalo de corrupção dentro da Fifa.

A soma pode chegar a "duas cifras em milhões de dólares", informou o banco especializado em gestão de fortunas, acrescentando que "não pode fazer nenhum comentário adicional até o fechamento das negociações".

Em maio de 2015, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou 14 pessoas, nove das quais eram funcionários do alto escalão da Fifa, em uma investigação que levou a uma série de prisões em um grande hotel em Zurique.

O Julius Baer é uma das instituições financeiras cujo nome consta da lista de estabelecimentos utilizados para realizar transações monetárias investigados pelas autoridades americanas.

O banco divulgou que coopera com a justiça dos Estados Unidos desde 2015.

Em fevereiro de 2020, a Finma, a autoridade suíça de fiscalização do mercado, sancionou a instituição financeira depois de encontrar graves falhas na sua gestão que permitiram a lavagem de dinheiro entre 2009 e o início de 2018.

O banco foi sancionado por não ter esclarecido a identidade de seus clientes e o objetivo de suas relações comerciais, no âmbito de uma investigação lançada por suposta corrupção na Fifa, mas também no grupo petrolífero venezuelano PDVSA.

A Finma proibiu o Julius Baer de fazer grandes aquisições até que implementasse um procedimento para identificar seus clientes de risco.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação