Espanha

Madri estuda confinamentos locais nas zonas mais afetadas pela pandemia

Em Puente de Vallecas, um dos bairros de menor renda da capital, a incidência é de mais de 1.000 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias

Agência France-Presse
postado em 16/09/2020 13:50 / atualizado em 16/09/2020 13:51
Pessoas passeiam perto da catedral de Madri. -  (crédito: Javier Soriano/AFP)
Pessoas passeiam perto da catedral de Madri. - (crédito: Javier Soriano/AFP)

As autoridades da região de Madri estudam a aplicação de confinamentos seletivos nas áreas mais afetadas pela propagação do vírus.

O que se propõe é um "confinamento por áreas básicas de saúde, ou por áreas de saúde que são as que têm maior incidência," principalmente "na zona sul de Madrid", afirma o vice-conselheiro de Saúde Pública da região, Antonio Zapatero.

Segundo ele, as medidas serão tomadas "até o fim de semana" e devem incluir "restrições em relação à concentração de pessoas e também à mobilidade".

Em algumas das áreas mais afetadas, como os bairros madrilenos de Villaverde e Usera, ou os municípios de Parla, Fuenlabrada e Alcobendas, foram registrados mais de 700 casos por cada 100 mil habitantes nas últimas duas semanas. Trata-se de um número bem acima da média espanhola (280), que é, por sua vez, uma das mais elevadas da Europa.

Em Puente de Vallecas, um dos bairros de menor renda da capital, a incidência é de mais de 1.000 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Seguindo a medida já adotada, por exemplo, na França, Zapatero explicou que "Madri propõe ao Ministério (da Saúde) a possibilidade de reduzir a quarentena para sete dias", porque "mais vale uma quarentena de sete dias efetuada em um percentual alto do que não cumprir a quarentena dos 14 dias".

A média de idade dos casos detectados nas últimas semanas é de 39 anos, mas os pacientes hospitalizados têm 63 anos em média na região da capital, onde vivem 6,6 milhões de pessoas.

A Espanha é um dos países mais atingidos pelo novo coronavírus na Europa, continente que está passando por uma segunda onda da pandemia nas últimas semanas.

Na terça-feira (15/9), segundo balanço do Ministério da Saúde, o país ultrapassou 30.000 óbitos e 600.000 casos. Nas últimas duas semanas, foram diagnosticados mais de 43.000 casos, um terço do total nacional.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação