Manifestação

Indígenas colombianos derrubam estátua de conquistador espanhol

Com gritos, os manifestantes comemoraram o momento em que a estátua do fundador das cidades de Cali e Popayán atingiu o chão, após cair de seu pedestal

Agência France-Presse
postado em 16/09/2020 23:11
 (crédito: JULIAN MORENO / AFP)
(crédito: JULIAN MORENO / AFP)

Bogotá, Colômbia - Indígenas colombianos derrubaram com cordas, nesta quarta-feira, uma estátua de Sebastián de Belalcázar, conquistador espanhol do século XVI, em repúdio à violência que enfrentaram historicamente, justificaram porta-vozes.

Vídeos publicados em redes sociais mostram dezenas de indígenas do sudoeste colombiano derrubando o monumento do conquistador a cavalo, na presença de três policiais. Com gritos, os manifestantes comemoraram o momento em que a estátua do fundador das cidades de Cali e Popayán atingiu o chão, após cair de seu pedestal.

"Com a força das pessoas, conseguiu-se derrubar, como ato simbólico de repúdio a tanto extermínio dos povos", disse Diana Jembuel, do povoado indígena Misak. Segundo ela, o fato ocorreu como parte de uma mobilização convocada pelos povos indígenas Misak, Nasa e Pijao para protestar "contra o extermínio físico e cultural dos povos indígenas do Cauca e os diferentes líderes sociais do país".

O prefeito de Popayán, Juan Carlos López, criticou a ação dos indígenas, que considerou "um ato violento contra um símbolo de uma cidade que é multicultural". Ele afirmou que o monumento será restaurado, e ressaltou que "a discussão cultural e histórica pode ocorrer, mas não com violência".

Os indígenas travam uma disputa histórica por terras naquela região da Colômbia. Os povos originários enfrentam, ainda, a violência dos grupos financiados pelo narcotráfico, após o acordo de paz que desarmou a outrora poderosa guerrilha marxista das Farc.

A estátua de Belalcázar, que também estabeleceu as bases das cidades de Quito e Guayaquil, no Equador, foi instalada em 1937, em um morro vizinho a Popayán. Diana Jembuel explicou que, para o povo Misak, Belalcázar "foi um dos líderes que criaram a escravidão, exterminaram os povos indígenas e massacraram os povos afros" naquela região. "As pessoas da oligarquia queriam que essa estátua estivesse em Popayán."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação