Tensão diplomática

Visita de autoridade americana a Taiwan provoca ira da China

O governo chinês se opõe a todos os encontros que, segundo Pequim, legitimam as autoridades de Taiwan, que considera uma província rebelde

Agência France-Presse
postado em 17/09/2020 10:46 / atualizado em 17/09/2020 10:46
 (crédito: Greg Baker/AFP)
(crédito: Greg Baker/AFP)

Um alto funcionário do governo dos Estados Unidos chegou a Taiwan nesta quinta-feira (17), para uma visita que provoca a ira da China, que acusou Washington de "encorajar" os partidários da independência da ilha.

O subsecretário de Estado para o Crescimento Econômico, Energia e Meio Ambiente, Keith Krach, participará no sábado de uma homenagem ao falecido presidente taiwanês Lee Teng-hui, informou a diplomacia americana.

A visita à ilha de um alto funcionário do Departamento de Estado, a segunda em um mês depois da do secretário de Saúde, Alex Azar, irritou Pequim.

Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, denunciou nesta quinta-feira uma visita que "vai encorajar os partidários da independência de Taiwan, em sua arrogância e insolência".

O governo chinês se opõe a todos os encontros que, segundo Pequim, legitimam as autoridades de Taiwan, que considera uma província rebelde chamada a retornar sob seu controle, se necessário pela força.

Esta viagem ocorre em um contexto de tensões crescentes entre a China e os Estados Unidos sobre uma série de questões: da situação em Hong Kong a questões comerciais, passando pela covid-19.

"Os Estados Unidos prestam homenagem ao legado do presidente Lee, perpetuando nossos fortes laços com Taiwan e sua vibrante democracia por meio de valores econômicos e políticos compartilhados", ressaltou o Departamento de Estado em um comunicado sobre o evento de sábado.

Jantar com a presidente

O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan disse que Krach, que chegou acompanhado do secretário adjunto do Gabinete para a Democracia, Direitos Humanos e Trabalho, Robert Destro, também discutirá os meios para "reforçar a cooperação econômica bilateral", durante a visita de três dias.

Taipei apresentou Krach como a autoridade de mais alto nível do Departamento de Estado a visitar a ilha desde 1979. Naquele ano, os Estados Unidos romperam relações diplomáticas com Taiwan para reconhecer o governo comunista, estabelecido em Pequim, como único representante da China.

Com certa ambiguidade, porém, continua a ser o aliado mais poderoso da ilha e seu principal fornecedor de armas.

A presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, receberá a delegação americana para um jantar na sexta-feira.

A viagem acontece um mês após a visita do secretário de Saúde dos Estados Unidos, Alex Azar, à ilha para destacar a gestão taiwanesa da pandemia de covid-19, amplamente elogiada internacionalmente.

Naquele momento, a China lançou uma forte advertência a Washington.

"Em relação às questões sobre os interesses fundamentais da China, algumas pessoas nos Estados Unidos não devem ter ilusões e não devem brincar com fogo", declarou a diplomacia chinesa, que lembrou a oposição de seu país a qualquer contato oficial entre os Estados Unidos e Taiwan "sob qualquer pretexto".

Alex Azar visitou o túmulo do ex-presidente Lee, que faleceu em julho aos 97 anos, e elogiou seu papel durante a transição democrática dos anos 1990.

A ilha, de 23 milhões de habitantes, e o continente são governados separadamente desde 1949, quando os nacionalistas do Kuomintang (KMT) fugiram para Taiwan, enquanto os comunistas de Mao Tsé-Tung tomavam o poder em Pequim.

Desde então, os dois Estados reivindicam, pelo menos em tese, sua soberania sobre todo território chinês.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação