Câmara Federal

Senado da Argentina transfere juízes com processos contra vice-presidente

Três juízes responsáveis por processos judiciais contra a vice-presidente Cristina Kirchner foram transferidos para outros tribunais

Agência France-Presse
postado em 17/09/2020 12:06 / atualizado em 17/09/2020 12:13
 (crédito: AFP / RONALDO SCHEMIDT)
(crédito: AFP / RONALDO SCHEMIDT)

O Senado da Argentina aprovou na quarta-feira à noite a transferência de três juízes responsáveis por processos judiciais contra a vice-presidente Cristina Kirchner para outros tribunais, em uma sessão que teve a abstenção da oposição.

Os juízes Leopoldo Bruglia, Pablo Bertuzzi e Germán Castelli precisavam de uma ratificação do Parlamento para permanecer nos tribunais que ocuparam nos últimos anos na Câmara Federal, mas a votação do Senado decidiu a transferência, o que afasta os magistrados dos processos contra Kirchner.

Os três já avisaram que pretendem recorrer à Corte Suprema de Justiça.

"A pauta de hoje é afastar três juízes que atuam em casos nos quais a vice-presidente está envolvida", criticou o senador da oposição Martín Lousteau antes de deixar a sessão, que aconteceu de maneira remota devido às restrições de saúde provocada pelo coronavírus.

A coalizão de governo de centro-esquerda peronista Frente de Todos tem maioria no Senado.

Kirchner, investigada em nove casos, a maioria por suposta corrupção, foi presidente entre 2007 e 2015 e agora ocupa a vice-presidência no governo de Alberto Fernández.

Cristina Kirchner alega que os processos são parte de uma perseguição política.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação