Coronavírus

Israel volta ao confinamento em plena temporada de festas judaicas

Os israelenses poderão sair apenas para ir ao mercado, à farmácia, ou ao trabalho, se for uma profissão considerada essencial

Agência France-Presse
postado em 18/09/2020 10:12 / atualizado em 18/09/2020 10:17
A autoridade que administra os lugares sagrados muçulmanos de Jerusalém anunciou que o complexo da mesquita de al-Aqsa seria fechado enquanto durasse o bloqueio. -  (crédito: Ahmad GHARABLI / AFP)
A autoridade que administra os lugares sagrados muçulmanos de Jerusalém anunciou que o complexo da mesquita de al-Aqsa seria fechado enquanto durasse o bloqueio. - (crédito: Ahmad GHARABLI / AFP)

A população de Israel, país com o maior índice de contágio do coronavírus nas últimas duas semanas, voltou a se confinar nesta sexta-feira (18/9), justamente quando começa a temporada das festas judaicas, o que gera descontentamento em grande parte de seus habitantes.

"O sistema de saúde levantou a bandeira vermelha", declarou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para justificar este segundo confinamento geral, que entrou em vigor às 14h (8h de Brasília) e deve se estender por três semanas.

A medida coincide com as festas de Rosh Hashanah (Ano Novo judaico, neste fim de semana), Yom Kippur (Dia do Perdão) e Sucot, que é celebrado por volta de 10 de outubro.

Na semana passada, as autoridades impuseram um toque de recolher em cerca de 40 cidades do país, especialmente em cidades árabes e judias ultraortodoxas, na esperança de desacelerar a propagação do vírus.

Isso não impediu, porém, o aumento do número de casos, com hospitais e pessoal médico sobrecarregados, apesar de, no primeiro surto da doença, o país ter sido considerado exemplar na gestão sanitária.

Entre a noite de quinta e esta manhã, o Ministério da Saúde registrou 5.238 novos casos, algo inédito.

"Fizemos tudo para tentar encontrar um equilíbrio entre as necessidades de saúde e as necessidades econômicas, mas estamos testemunhando um aumento preocupante de infecções e de casos graves nos últimos dois dias", disse Netanyahu na quinta-feira à noite.

"Epidemia de mentiras!"

Enquanto o primeiro-ministro falava, centenas de manifestantes, usando máscaras cobrindo o rosto, reuniram-se em Tel Aviv para protestar contra as novas medidas do governo.

"Uma epidemia de mentiras!", dizia um cartaz.

"O confinamento é injustificado", afirmou Tamir Hefetz, organizador da manifestação. "Prejudica a população e a economia, gera desemprego e suicídios", insistiu.

"Não se pode fechar um país desta forma", considerou nesta sexta o "Yediot Aharonot", o jornal mais vendido de Israel, que publicou inúmeras entrevistas com médicos, economistas e educadores, todos opostos ao reconfinamento.

Netanyahu especificou que não hesitaria em endurecer, se necessário, as restrições adotadas.

O Estado não espera que os cidadãos respeitem o confinamento tanto quanto fizeram em março, escreveu Amos Harel no jornal "Haaretz".

"No início da crise, o pânico estava no auge. Seis meses depois, as coisas estão um pouco diferentes", apontou o jornalista, criticando "a falta de relevância das decisões do governo: as instruções são complicadas, muitas vezes contraditórias e constantemente modificadas".

Horas antes da entrada em vigor do confinamento, o governo finalmente autorizou os deslocamentos até um quilômetro da casa, contra 500 metros inicialmente (e 100 metros no primeiro confinamento).

Sinagogas afetadas

Os israelenses poderão sair apenas para ir ao mercado, à farmácia, ou ao trabalho, se for uma profissão considerada essencial.

Há exceções, como ir a "funerais, ou circuncisão", disse o Ministério da Saúde, que também impõe restrições aos locais de culto.

As sinagogas geralmente ficam lotadas nos dois dias do Rosh Hashanah e especialmente no Yom Kippur. Este ano, contudo, os fiéis poderão orar nessas sinagogas, dependendo do tamanho do edifício.

Pela primeira vez em sua história, a grande sinagoga de Jerusalém não sediará as celebrações do Ano Novo judaico.

Os judeus ultraortodoxos planejaram manifestações no domingo contra a "injustiça" que dizem estar sofrendo, devido às restrições aos locais de culto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação