Com Pompeo, Duque pede ações contra Maduro por "crimes contra a humanidade"

Duque se pronunciou ao final de uma viagem de três dias por Pompeo aos países vizinhos da Venezuela com o objetivo de aumentar a pressão para que o líder chavista deixe o poder

Agência France-Presse
postado em 19/09/2020 16:21
 (crédito: NICOLAS GALEANO / COLOMBIAN PRESIDENCY / AFP)
(crédito: NICOLAS GALEANO / COLOMBIAN PRESIDENCY / AFP)

Bogotá, Colômbia - O presidente da Colômbia, Iván Duque, convocou neste sábado a comunidade internacional para agir contra Nicolás Maduro por crimes contra a humanidade, em entrevista coletiva conjunta com o chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo.

Duque se pronunciou ao final de uma viagem de três dias por Pompeo aos países vizinhos da Venezuela com o objetivo de aumentar a pressão para que o líder chavista deixe o poder.

O presidente colombiano, um importante aliado dos Estados Unidos na região, alegou que um relatório publicado nesta semana pela ONU confirma que "há um regime de violações sistemáticas dos direitos humanos" na Venezuela, e que "o chefe da ditadura ele próprio é um criminoso contra a humanidade e a comunidade internacional tem de agir para pôr fim a esta situação". Maduro "é um criminoso contra a humanidade e (...) seu círculo próximo também está rodeado de criminosos contra a humanidade", disse em espanhol do palácio presidencial em Bogotá.

O relatório de 411 páginas da ONU denunciou "motivos razoáveis" para acreditar que as autoridades e forças de segurança da antiga potência petrolífera planejaram e executaram graves violações dos direitos humanos, algumas das quais "constituem crimes contra a humanidade".

Caracas rejeitou o documento que considera "cheio de falsidades".

Pompeo descreveu o presidente colombiano como "um verdadeiro líder da região" que "representa a dignidade" de seu povo.

Ele disse que o apoio de Duque "ao presidente interino [da Venezuela] Juan Guaidó" e à "transição democrática para uma Venezuela sem a influência maligna de Cuba, Rússia e Irã" é "incrivelmente valioso".

O chefe da diplomacia dos EUA também anunciou nova assistência técnica para ajudar a desenvolver o "setor de mineração e energia" da Colômbia.

Pompeo chegou a Bogotá na sexta-feira após visitar um centro para refugiados venezuelanos na cidade fronteiriça de Boa Vista, onde destacou a situação de quase cinco milhões de venezuelanos que fugiram da crise econômica em seu país.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação