
Washington, Estados Unidos - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o novo primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, reafirmaram a solidez de sua aliança e sua "visão comum de uma região do Indo-Pacífico livre e aberta", durante o primeiro contato entre ambos por telefone, neste domingo (20).
Suga, de 71 anos, foi eleito primeiro-ministro pelo Parlamento de seu país na última quarta-feira. Assume no lugar de Shinzo Abe, que renunciou por razões de saúde.
Segundo a Casa Branca, o presidente Donald Trump parabenizou seu novo interlocutor por sua eleição.
"Os dois líderes conversaram sobre a importância de manter nossa visão compartilhada de uma região Indo-Pacífico livre e aberta", disse a Presidência dos EUA.
Esta região é cada vez mais dominada pela China, que tem disputas territoriais com vários de seus vizinhos no Mar do Sul da China.
Trump e Suga também se comprometeram a "fortalecer a aliança entre os Estados Unidos e o Japão e a trabalhar juntos para fortalecer a economia global", acrescentou a Casa Branca.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.