Europa

Justiça europeia valida lei francesa sobre aluguéis por meio do Airbnb

Autoridades se preocupam com a escassez de casas destinadas ao aluguel por longos períodos

Agência France-Presse
postado em 22/09/2020 10:23 / atualizado em 22/09/2020 10:25
Uma mulher passa por uma loja fechada com uma placa
Uma mulher passa por uma loja fechada com uma placa "Para alugar" afixada na veneziana em Paris. - (crédito: Christophe ARCHAMBAULT / AFP)

A justiça europeia validou nesta terça-feira (22/9) a lei francesa que regulamenta o aluguel de apartamentos por curtos períodos, um caso no qual a prefeitura de Paris enfrentava os proprietários que utilizam plataformas como o Airbnb.

A decisão era objeto de grande expectativa porque várias cidades europeias que enfrentam, como Paris, uma aguda escassez de imóveis disponíveis tentam regulamentar o fenômeno dos aluguéis turísticos no Airbnb.

De acordo com o Tribunal de Justiça da UE, com sede em Luxemburgo, uma normativa que regulamenta o aluguel de apartamentos a pessoas de passagem "está de acordo com o direito do bloco".

"A luta contra a escassez de casas destinadas ao aluguel por longos períodos é um motivo imperioso de interesse público que justifica tal regulamentação", afirmou o tribunal.

As autoridades municipais de Paris aplicaram multas a dois proprietários que alugavam apartamentos de apenas um ambiente sem autorização, mas ambos apelaram contra as medidas.

Uma aliança de 22 cidades europeias, em contrapartida, pressiona a União Europeia por normas mais rígidas que regulamentem o mercado de aluguéis de curta duração, como o Airbnb.

As cidades alegam que a modalidade de aluguel transforma residências em hotéis e reduz drasticamente a disponibilidade de residências disponíveis para aluguel.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação