Acidente

Prédio do movimento armado Hezbollah explode no Líbano

O Hezbollah, apoiado pelo Irã, é o único grupo armado libanês que não se desarmou após a guerra civil de 1975-1990

Agência France-Presse
postado em 22/09/2020 15:31 / atualizado em 22/09/2020 15:34
Um comboio do exército libanês patrulha uma rua em Ain Qana depois que uma explosão abalou um local do Hezbollah na vila do sul em 22 de setembro de 2020. -  (crédito: Mahmoud ZAYYAT / AFP)
Um comboio do exército libanês patrulha uma rua em Ain Qana depois que uma explosão abalou um local do Hezbollah na vila do sul em 22 de setembro de 2020. - (crédito: Mahmoud ZAYYAT / AFP)

Uma poderosa explosão abalou, nesta terça-feira (22/9), um prédio do movimento xiita armado Hezbollah nos arredores de um vilarejo no sul do Líbano, provocando colunas de fumaça preta, informaram fontes à AFP.

Referindo-se a um "acidente", uma fonte próxima ao partido pró-iraniano disse à AFP que se tratava de "um local do Hezbollah".

Um morador do vilarejo de Ain Qana falou sobre uma casa que serve como "centro do Hezbollah" e disse que membros do movimento isolaram a área.

E de acordo com "informações preliminares" de uma fonte militar, trata-se de um "local do Hezbollah".

Um fotógrafo da AFP viu militares armados na área.

De acordo com moradores, ambulâncias levaram várias vítimas, enquanto a agência de notícias libanesa relatou danos materiais limitados.

A explosão ocorreu em um "depósito de munições do Hezbollah", segundo uma fonte militar.

O Exército libanês disse em um comunicado que enviou forças de ordem ao local e que abriu "uma investigação sobre as causas da explosão".

O Hezbollah, apoiado pelo Irã, é o único grupo armado libanês que não se desarmou após a guerra civil de 1975-1990, e já travou várias guerras com Israel.

Um porta-voz do Exército israelense afirmou à AFP que não comentaria "informações de meios de comunicação estrangeiros".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação