Clima

Novo recorde de frio ártico de -69,6 ºC é registrado 28 anos depois

Esta leitura foi feita por uma estação de medição que não pertence à rede usual de estações de temperatura

Agência France-Presse
postado em 23/09/2020 10:46 / atualizado em 23/09/2020 10:49
Quebra do gelo na geleira Nioghalvfjerdsfjorden no nordeste da Groenlândia em agosto deste ano. -  (crédito: Handout / EUROPEAN SPACE AGENCY / AFP)
Quebra do gelo na geleira Nioghalvfjerdsfjorden no nordeste da Groenlândia em agosto deste ano. - (crédito: Handout / EUROPEAN SPACE AGENCY / AFP)

Em 22 de dezembro de 1991 foi registrado um recorde de frio no Hemisfério Norte, com uma temperatura de -69,6ºC na Groenlândia - anunciou nesta quarta-feira (23/9) o Instituto Meteorológico da Dinamarca (DMI), 28 anos depois.

Esta leitura foi feita por uma estação de medição que não pertence à rede usual de estações de temperatura.

Foi detectado por "detetives do clima" antes de ser confirmado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) - daí sua publicação tardia.

"O recorde (para o Hemisfério Norte) foi registrado a uma altitude de 3.105 metros, perto da calota polar, em uma estação de medição automática chamada Klinck", disse o DMI em um comunicado.

"Houve muitos recordes de calor na última década e é importante reconhecer os extremos", destacou John Cappelen, um climatologista do DMI à AFP.

"A possibilidade de se conseguir um novo recorde de frio está se esgotando, mas não posso afirmar que nunca mais será registrado", reiterou.

Anteriormente, o recorde para o Hemisfério Norte era de -67,8 ºC e havia sido registrado na Rússia em duas ocasiões: em 1892 e 1933.

A temperatura mais baixa já observada no mundo é de -89,2ºC. A estação meteorológica de grande altitude de Vostok, na Antártida, mantém este recorde desde 21 de julho de 1983.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação