EUA

Eleições nos EUA: viúva do senador republicano John McCain declara apoio a Biden

"Somos republicanos, sim, mas sobretudo americanos", declarou Cindy McCain ao declarar apoio ao candidato democrata

Agência Estado
postado em 23/09/2020 16:17
 (crédito: Alex Wong/AFP)
(crédito: Alex Wong/AFP)
Cindy McCain, viúva do ex-senador americano John McCain, tornou-se a mais recente voz republicana proeminente a declarar, na terça-feira, 22, apoio ao candidato presidencial democrata Joe Biden, que está em campanha para tomar a Casa Branca do presidente Donald Trump em novembro.
"Meu marido John viveu segundo um código: primeiro o país. Somos republicanos, sim, mas sobretudo americanos. Só existe um candidato nesta corrida que defende nossos valores como nação, que é Joe Biden", escreveu Cindy em uma rede social.
Biden teve uma longa amizade com John McCain, apesar de suas diferenças ideológicas.
O democrata havia adiantado a notícia durante uma arrecadação de fundos virtual, dizendo a apoiadores que Cindy McCain decidiu apoiá-lo depois que a revista The Atlantic noticiou que Trump classificou soldados norte-americanos mortos em combate de "perdedores" e "otários". Trump negou ter feito os comentários.
O presidente e McCain tinham um histórico de animosidade, depois que Trump desdenhou do serviço militar do senador falecido e dos anos que passou como prisioneiro de guerra no Vietnã, durante a campanha presidencial de 2016. Em agosto, Cindy McCain apareceu em um vídeo falando em favor de Biden na Convenção Nacional Democrata.
Trump reagiu à notícia na manhã desta quarta-feira, 23, com mais insultos, dizendo que mal conhece Cindy McCain. "Joe Biden era o lacaio de John McCain", escreveu. "Nunca fui fã de John. Cindy pode ficar com Joe Sonolento" (forma pejorativa pela qual Trump se refere a Biden).
McCain representou o Arizona no Senado dos EUA durante mais de três décadas e foi o candidato presidencial republicano em 2008. Ele morreu de câncer cerebral em 2018. Em agosto, mais de cem ex-funcionários seus anunciaram apoio a Biden. Pesquisas estaduais recentes mostram o democrata com vantagem no Arizona, que escolheu Trump em 2016.
De acordo com duas pesquisas eleitorais encomendadas pelo Washington Post/ABC News, Trump e Biden estão em disputas acirradas na Flórida e no Arizona. O republicano venceu nos dois Estados em 2016 e conta com a vitória em ambos para manter suas esperanças de reeleição em novembro.
Nos dois Estados, Trump é preferência entre os prováveis eleitores, com 51% a 47% na Flórida e 49% a 48% no Arizona. Enquanto isso, Biden lidera entre os eleitores registrados, que já estão aptos a votar no dia da eleição, com vantagens de 48% a 47% na Flórida e 49% a 47% no Arizona. Todas as diferenças estão dentro da margem de erro das pesquisas.
A disputa pela Pensilvânia
Trump realizou um comício de campanha no Estado pêndulo da Pensilvânia na terça-feira. A morte de Ruth Bader Ginsburg, juíza liberal da Suprema Corte, na sexta-feira, 19, continuou a reconfigurar a disputa presidencial.
Na manhã de terça-feira, 22, Trump disse que revelará sua substituta no sábado na esperança de agendar uma votação de confirmação no Senado antes da eleição de 3 de novembro, apesar das críticas ferozes de Biden e de congressistas democratas. Substituir Ginsburg consolidaria uma maioria conservadora de 6 a 3 no tribunal.
"Escolheremos uma mulher incrível", disse Trump no comício, em que também zombou de Biden por usar máscara em eventos de campanha.
Biden ataca a maneira como Trump lida com a pandemia de coronavírus, que já matou mais de 200 mil pessoas nos EUA - mais do que em qualquer outro país. Trump disse que seu gerenciamento da crise salvou vidas. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.