Grécia

França vai receber 500 migrantes menores de idade de Lesbos

O incêndio que ocorreu no acampamento de Moria há duas semanas deixou desabrigados os cerca de 12 mil migrantes que viviam ali

Agência France-Presse
postado em 23/09/2020 17:40 / atualizado em 23/09/2020 19:34
 (crédito: ANGELOS TZORTZINIS / AFP)
(crédito: ANGELOS TZORTZINIS / AFP)

A França irá acolher um total de 500 migrantes menores de idade após o incêndio que destruiu o campo de Moria na ilha grega de Lesbos. É o que anunciou o secretário de Estado francês para Assuntos Europeus na noite desta quarta-feira (23).

"A França já assumiu um compromisso específico com 350 menores de idade [...] e vamos fazer um compromisso adicional de cerca de 150" que ficaram desabrigados após o incêndio de Moria, declarou Clément Beaune à rádio RTL. "Este ano, em solidariedade com a Grécia, a França receberá mil pessoas, metade delas menores de idade e famílias com dificuldades", acrescentou.

A Comissão Europeia divulgou também na quarta-feira um novo "Pacto sobre Migração e Asilo", que propõe um "mecanismo de solidariedade" entre os 27 Estados-membros, que coloca ênfase no encaminhamento de migrantes irregulares.

O incêndio que ocorreu no acampamento de Moria há duas semanas deixou desabrigados os cerca de 12 mil migrantes que viviam ali em condições insalubres e de superlotação.

Dez países da União Europeia se comprometeram a abrigar cerca de 400 migrantes menores desacompanhados evacuados de Lesbos. Entre eles, a Alemanha e a França garantiram inicialmente que cuidariam de 100 a 150 dessas crianças.

Além disso, a França pediu nesta quarta-feira à Itália a permissão para atracar o navio humanitário Alan Kurdi, que se dirige a Marselha, no sul francês, após não conseguir desembarcar na costa italiana cerca de 130 imigrantes resgatados no Mediterrâneo, lembrou Beaune.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação