AMÉRICA DO SUL

Manifestantes protestam em Santiago contra uma nova Constituição no Chile

"Rejeição, rejeição, não quero miséria. Não seremos Cuba nem Venezuela", gritou um homem com um megafone

Agência France-Presse
postado em 26/09/2020 17:55

Cerca de 300 pessoas se reuniram neste sábado (26) em um bairro nobre de Santiago para se manifestar contra a possível redação de uma nova Constituição no Chile e defender a atual Carta Magna, herdada da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

As bandeiras do Chile e as com o slogan a favor da "Rejeição", uma opção no plebiscito do próximo dia 25 de outubro para que o texto fundamental do país não seja alterado, foram o destaque da manifestação.

"Rejeição, rejeição, não quero miséria. Não seremos Cuba nem Venezuela", gritou um homem com um megafone.

Perto dali, Rodrigo Bejarano e sua esposa usavam bonés combinando com o slogan "Make Chile Great Again", adaptando o slogan de campanha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

"O mundo está cada vez mais seguindo seu próprio caminho, há os globalistas e nós os patriotas que querem defender [nosso país]. Trump é um caminho a seguir sobre o que cada país deve fazer para que o país cresça e seja um lugar sem tanta desigualdade, e se possa viver em paz", opina Rodrigo Bejarano, de 55 anos, à AFP.

O manifestante acrescentou que não quer uma nova Constituição porque "não é disso que o Chile precisa", já que a atual há 40 anos permitiu ao país "ser um exemplo na América Latina".

Vários manifestantes usavam camisetas com o rosto de Pinochet, alguns até tinham emblemas com símbolos nazistas.

O presidente do Chile, o conservador Sebastián Piñera, não demonstra apoio público a nenhuma das opções.

Mas entre gritos de "não queremos ser marxistas" e com a canção "Libre" (1972) do espanhol Nino Bravo ao fundo, a coronel aposentada da Carabineros (polícia chilena), Cristina Muñoz, de 65 anos, considera o presidente como sendo um "inimigo" da opção de rejeição à uma nova Constituição.

"Votei no presidente Piñera. Jamais o faria de novo porque ele é um ser humano sem valores, os perdeu. Ele diz uma coisa e faz outra. Ele prometeu 10.000 coisas antes do seu mandato e não cumpriu nada. Hoje ele governa para a esquerda", afirmou a manifestante à AFP.

Segundo estudo publicado na sexta-feira pela Universidade do Chile, 82% dos chilenos seriam a favor da elaboração de uma nova Constituição.

O texto foi foco de críticas durante os protestos contra a desigualdade, que eclodiram no país em 18 de outubro do ano passado, deixando cerca de trinta mortos e milhares de feridos e presos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação