A esquerdista Frente Ampla (FA) conquistou o governo de Montevidéu, de acordo com projeções de empresas de consultoria, nas eleições departamentais e municipais de domingo no Uruguai, organizadas em plena pandemia de covid-19.
A FA recebeu entre 50,3% e 51% dos votos, contra 40% a 41% da coalizão de centro-direita que chegou ao governo nacional em março, segundo as projeções das consultorias Cifra e La Diaria Datos.
As duas empresas anunciaram como próxima prefeita de Montevidéu a engenheira Carolina Cosse, uma das três candidatas da FA ao lado do neurocirurgião Álvaro Villar e do engenheiro e ex-prefeito Daniel Martínez.
Os três disputaram a eleição contra a economista Laura Raffo, representante da coalizão do governo, que os superou individualmente, mas perdeu para a FA, pois nestas eleições vence o candidato mais votado do partido mais votado.
Montevidéu se consolida como um reduto da esquerda: a FA se encaminha para o sétimo governo consecutivo desde 1990 na capital, onde vive mais de um terço da população do país (1,3 dos 3,4 milhão de habitantes).
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.