Soluções

Pompeo pede que Grécia e Turquia resolvam suas disputas sobre Mediterrâneo

Pompeo iniciou nesta segunda-feira em Tessalônica, no norte da Grécia, uma série de reuniões para promover uma "desaceleração" das tensões no Mediterrâneo oriental

Agência France-Presse
postado em 28/09/2020 16:11
 (crédito: GIANNIS PAPANIKOS / POOL / AFP)
(crédito: GIANNIS PAPANIKOS / POOL / AFP)

Os Estados Unidos instaram nesta segunda-feira(28) Grécia e Turquia a encontrarem "boas soluções", "aceitáveis" para os dois países, que decidiram retomar as negociações após semanas de tensão no Mediterrâneo oriental.

“Esperamos que as negociações iniciais não apenas comecem, mas levem a resultados que cada um dos dois países considere mais do que aceitáveis”, declarou nesta segunda-feira o secretários de Estado americano, Mike Pompeo, em uma visita de dois dia à Grécia.

“Não se trata apenas de falar, mas de encontrar boas soluções”, acrescentou, numa entrevista à agência de notícias grega ANA.

Pompeo iniciou nesta segunda-feira em Tessalônica, no norte da Grécia, uma série de reuniões para promover uma "desaceleração" das tensões no Mediterrâneo oriental e fomentar um diálogo entre Atenas e Ancara.

As rivalidades entre os dois países devem ser resolvidas "pacificamente de acordo com a lei internacional", disse Pompeo e seu homólogo grego Nikos Dendias, após o encontro.

Os Estados Unidos saudaram a Grécia, mostrando "disposição de se envolver com outros países da região para conseguir acordos de delimitação marítima", segundo um comunicado conjunto.

As tensões vêm crescendo há semanas entre a Grécia e a Turquia devido a depósitos de hidrocarbonetos no Mediterrâneo. No entanto, os dois países, membros da Aliança Atlântica, assim como os Estados Unidos, anunciaram a próxima retomada das negociações bilaterais.

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, pediu ao presidente turco Recep Tayyip Erdogan na sexta-feira para "dar uma chance à diplomacia", quando ambos os países parecem ter optado pelo apaziguamento.

Mike Pompeo viajará para Creta na terça-feira para se encontrar com Mitsotakis e visitar a base naval da OTAN na Baía de Souda. Mitsotakis, que está hospedando o secretário de Estado na casa de sua família, busca uma maior cooperação militar com os Estados Unidos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação