Espaço

Emirados anunciam lançamento de veículo explorador à Lua em 2024

Em julho passado, os Emirados Árabes lançaram a primeira missão espacial árabe, chamada "Esperança", rumo à Marte

Agência France-Presse
postado em 29/09/2020 14:02
 (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)
(crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)

Os Emirados Árabes Unidos anunciaram, nesta terça-feira (29/9), o lançamento de um veículo explorador à Lua para 2024, já que o país busca desenvolver seu setor espacial.

A federação, composta por sete emirados ricos em petróleo, embarcou na exploração espacial nos últimos anos.

Em setembro de 2019, Hazza al-Mansuri foi o primeiro emirati a viajar ao espaço, a bordo de um foguete Soyuz, e o primeiro cidadão árabe a permanecer na Estação Espacial Internacional (ISS).

Em julho passado, os Emirados lançaram a primeira missão espacial árabe, chamada "Esperança", rumo à Marte.

Segundo o vice-presidente emirati e emir de Dubai, xeique Mohamed Bin Rashid Al-Maktum, este país do Golfo se dirige agora para a Lua.

"Iniciamos um projeto emirati para explorar a Lua", escreveu nesta terça-feira no Twitter. "Será um veículo explorador lunar de fabricação emirati, que pousará na superfície da Lua em 2024".

Também indicou que o astromóvel, chamado "Rachid" em homenagem a seu pai, conhecido por modernizar Dubai, cobrirá "lugares que ainda não foram alcançados em missões de exploração anteriores".

Este projeto é inédito para os Emirados e será a primeira viagem à Lua feita por um país árabe.

Segundo o xeique Mohamed, esta missão faz parte da estratégia espacial do país para desenvolver novas capacidades científicas.

O gabinete de meios de comunicação de Dubai informou que o lançamento deste veículo explorador, de 10 kg, também faz parte dos esforços para construir um primeiro assentamento em Marte em 2117, um dos projetos mais ambiciosos dos Emirados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação