Obituário

Morre líder do Kuwait, emir xeque Sabah, veterano da diplomacia no Golfo

O xeque Sabah al-Ahmad al-Sabah foi o líder da monarquia Sabah, a qual está no poder desde 1756

Agência France-Presse
postado em 29/09/2020 16:21
 (crédito: Yasser Al-Zayyat / AFP)
(crédito: Yasser Al-Zayyat / AFP)

O emir do Kuwait, o xeque Sabah al-Ahmad al-Sabah, veterano da diplomacia em um Golfo abalado por mais de cinco décadas de crise e conflito, morreu nesta terça-feira (29/9) aos 91 anos.

"Com grande tristeza e pesar, lamentamos a morte do xeque Sabah al-Ahmad al-Sabah, emir do Kuwait", declarou o xeque Ali Jarrah al-Sabah, ministro encarregado dos assuntos reais, em uma gravação transmitida pela televisão.

A televisão kuwaitiana interrompeu sua programação e transmitiu versos do Alcorão antes mesmo do anúncio oficial.

Após sua hospitalização no Kuwait, em 18 de julho, o chefe de Estado, que assumiu o poder em 2006, "temporariamente" delegou parte de seus poderes ao príncipe herdeiro, o xeque Nauaf Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah. Este último, seu meio-irmão de 83 anos, irá sucedê-lo.

O emir viajou aos Estados Unidos no final de julho para continuar seu tratamento médico, segundo as autoridades, que não deram detalhes sobre a natureza de sua doença.

Não ficou claro se o emir ainda estava nos Estados Unidos quando morreu ou se já havia retornado ao seu país.

Em 2002, seu apêndice foi retirado e antes disso, em fevereiro de 2000, ele havia colocado um marcapasso cardíaco.

Em 2007, foi submetido a uma cirurgia do trato urinário nos Estados Unidos.

Em setembro de 2019, o emir havia passado por exames médicos após sua chegada aos Estados Unidos, o que levou ao adiamento e posterior cancelamento de uma reunião com o presidente americano Donald Trump.

Mediador

O xeque Sabah foi considerado o arquiteto da política externa do Kuwait moderno, sendo um grande aliado dos Estados Unidos e da Arábia Saudita e mantendo boas relações com o arquirrival desta, o Irã.

Sua hospitalização em julho precedeu a do rei Salman, da Arábia Saudita, de 84 anos, que teve alta após 10 dias, período durante o qual sua vesícula foi removida.

Após a morte em janeiro do sultão Qabus de Omã, Sabah é outro mediador influente perdido em uma região marcada por tensões com o Irã e a disputa que estourou em 2017 entre o Catar, de um lado, e a Arábia Saudita e seus aliados, do outro.

Neste litígio, o xeque Sabah adotou um papel de mediação e pediu uma redução das tensões no Golfo.

Sua morte "terá um impacto profundo, devido ao seu papel como diplomata e mediador regional, mas também como uma figura unificadora em seu país", disse Kristin Diwan, do Arab Gulf States Institute, com sede em Washington.

"Os kuwaitianos apreciavam sua capacidade de manter o emirado fora de conflitos e rivalidades regionais", acrescenta.

Estabilidade e normalização

Seu reinado foi, no entanto, marcado por turbulências políticas: manifestações e prisões de opositores, além da queda do preço do petróleo, do qual o país depende.

Embora tenha sido considerado um liberal, especialmente pelas reformas econômicas e sociais que realizou e pelos direitos das mulheres, ele descartou a legislação dos partidos políticos.

A política de seu sucessor não deve se afastar muito da do xeque Sabah, mesmo numa época em que dois de seus vizinhos, os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein, decidiram normalizar suas relações com Israel.

A normalização das relações com Israel continua a ser muito impopular entre a sociedade kuwaitiana, que amplamente apoia o consenso que prevalecia até então e fez da solução do conflito israelo-palestino a condição para qualquer normalização com os países árabes.

"A prioridade dos dirigentes será, primeiro, a estabilização interna e, depois, a das suas políticas regionais", afirma Diwan, que indica que as eleições legislativas devem ocorrer daqui a dois meses e que não há sinais de mudança na posição do Kuwait sobre a normalização.

Nomeado príncipe herdeiro em 2006, o xeque Nauaf Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah ocupou vários cargos importantes no governo de seu país.

Quinto filho do xeque Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah, que liderou o Kuwait de 1921 até sua morte em 1950, o xeque Nauaf foi ministro da Defesa em 1990, ano da invasão do emirado pelas tropas iraquianas de Saddam Hussein.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação