Pandemia

Mais de 60 milhões de indianos podem ter contraído a covid-19, diz estudo

A Índia levantou progressivamente as medidas rigorosas de confinamento que impôs em março para tentar salvar sua economia

Agência France-Presse
postado em 29/09/2020 17:32
 (crédito: TAUSEEF MUSTAFA / AFP)
(crédito: TAUSEEF MUSTAFA / AFP)

Mais de 60 milhões de indianos podem ter se contagiado com o coronavírus, o que significa dez vezes mais que os números oficiais, anunciaram as autoridades médicas encarregadas da pandemia nesta terça-feira (29), citando um estudo nacional baseado em testes sorológicos que medem os anticorpos.

Segundo os dados oficiais, a Índia tem 6,1 milhões de casos entre 1,3 bilhão de habitantes, o que a torna o segundo país mais afetado pela pandemia no mundo, atrás dos Estados Unidos.

Mas o exame de sangue realizado em 29.000 pessoas em 21 estados do país, entre meados de agosto e meados de setembro, mostram que o número de infectados pode ser muito maior.

Os resultados apontam que a exposição ao vírus era muito maior entre as pessoas que foram testadas nos bairros pobres das áreas urbanas (15,6%) e de outras áreas urbanas (8,2%), do que nas regiões rurais (4,4).

Os primeiros resultados da análise sorológico revelaram que 0,73% dos adultos na Índia, ou seja, cerca de 6 milhões de pessoas, estiveram expostos ao vírus antes de maio. A Índia levantou progressivamente as medidas rigorosas de confinamento que impôs em março para tentar salvar sua economia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação