Atentado

Dois jornalistas franceses são feridos durante bombardeio no Azerbaijão

No momento do atentado, vários repórteres acompanhavam autoridades locais para entrevistar a população sobre danos causados por bombardeios do conflito entre Azerbaijão e forças separatistas apoiadas pela Armênia

Agência France-Presse
postado em 01/10/2020 14:49
Manchas de sangue são vistas no carro de jornalistas que sofreram bombardeios azeris na cidade de Martuni, na região separatista de Nagorny Karabakh, em 1º de outubro de 2020, durante os combates em curso entre a Armênia e o Azerbaijão pela região separatista. -  (crédito: Hayk Baghdasaryan / PHOTOLURE / AFP)
Manchas de sangue são vistas no carro de jornalistas que sofreram bombardeios azeris na cidade de Martuni, na região separatista de Nagorny Karabakh, em 1º de outubro de 2020, durante os combates em curso entre a Armênia e o Azerbaijão pela região separatista. - (crédito: Hayk Baghdasaryan / PHOTOLURE / AFP)

Um repórter e um fotógrafo que cobriam para o jornal francês Le Monde os confrontos em Nagorno Karabakh, região separatista armênia situada no Azerbaijão, ficaram feridos nesta quinta-feira (1º/10), informou à AFP o diretor de redação Luc Bronner, sem dar mais detalhes.

A França enviará um avião medicalizado para resgatar os cidadãos feridos, anunciou o presidente Emmanuel Macron, durante a chegada a uma cúpula europeia em Bruxelas.

O atentado ocorreu na manhã desta quinta-feira na cidade de Martuni, segundo o jornal.

"Durante os bombardeios do Azerbaijão contra cidades civis em Martuni, em Artsaj, dois jornalistas franceses do jornal Le Monde ficaram feridos. Eles foram levados para o hospital da cidade", relatou à AFP a embaixadora da Armênia na França, Hasmik Tolmajian.

Durante o ataque, ambos "estavam perto do gabinete do prefeito. Estão gravemente feridos e estão sendo operados", acrescentou.

"Neste momento, existe um avião medicalizado pronto para partir. Estamos fazendo todo o possível para estabilizar o estado dos feridos antes de permitir sua retirada", explicou Macron, garantindo que há uma "mobilização" das autoridades junto aos jornalistas e seus familiares.

De acordo com as autoridades armênias, dois jornalistas locais também ficaram feridos nos atentados.

Na ocasião, vários repórteres - inclusive jornalistas da AFP, que não ficaram feridos - acompanhavam as autoridades locais da cidade de Martuni para entrevistar a população e verificar os danos causados pelos bombardeios, até que a cidade foi alvo de um ataque.

A partir disso, os jornalistas se dispersaram. De acordo com o jornalista francês Régis Genté, que esteve no local para a cobertura da RFI/France 24, os repórteres estavam observando os estragos causados por um bombardeio de uma casa quando ouviram o barulho de um "foguete".

"O ataque durou cerca de um minuto", explicou na France 24.

Há cinco dias o território separatista de Nagorno Karabakh é palco de violentos confrontos entre o Azerbaijão e as forças separatistas apoiadas pela Armênia.

O enclave de maioria armênia declarou-se independente do Azerbaijão em 1991, desencadeando uma guerra que causou 30 mil mortes. Desde então, a situação estagnou, embora muitas vezes surjam problemas, como em 2016.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação