Pandemia

Mais de 42.000 são detidos por violar toque de recolher sanitário na Guatemala

A medida foi suspensa como parte da reabertura econômica após meses de confinamento e restrições de mobilidade

Agência France-Presse
postado em 01/10/2020 16:15
 (crédito: Acácio Pinheiro/Agência Brasília)
(crédito: Acácio Pinheiro/Agência Brasília)

As forças de segurança da Guatemala prenderam mais de 42.000 pessoas desde março por violarem o toque de recolher imposto para conter a nova pandemia de coronavírus, informou o Ministério do Interior nesta quinta-feira, suspendendo a medida.

O toque de recolher, aplicado principalmente durante a noite do dia seguinte e, em alguns casos, durante 24 horas, tornou-se ineficaz na madrugada desta quinta-feira, com o fim do estado de calamidade pública que vigorava desde março.

A medida foi suspensa como parte da reabertura econômica após meses de confinamento e restrições de mobilidade. De acordo com a agência, mais de 90% das 42.669 pessoas presas eram homens maiores de idade, e seis entre 10 detidos estavam embriagados.

No último dia do toque de recolher, das 21h00 de quarta-feira às 04h00 desta quinta-feira (03h00 às 10h00 GMT), foram presas 63 pessoas, a maioria embriagada, detalhou o relatório do ministério.

Organizações de direitos humanos e usuários de redes sociais denunciaram alguns abusos da polícia na aplicação do toque de recolher, além da superlotação nas prisões provisórias.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação