"Padroeiro da Internet"

Corpo de jovem que fez milagre no Brasil será exposto antes da beatificação

Nascido em Londres, o adolescente Carlos Acutis tem milagre no Mato Grosso do Sul reconhecido pelo Vaticano

Thays Martins
Ana Luísa Santos*
postado em 02/10/2020 18:08 / atualizado em 02/10/2020 18:29
 (crédito:  IPA/Sipa USA)
(crédito: IPA/Sipa USA)

O túmulo onde está sepultado o adolescente Carlos Acutis, que será beatificado pelo Vaticano, foi aberto ao público nesta quinta-feira (1°/10 no Santuário do Despojamento, em Assis, na região da Úmbria, na Itália, 14 anos após a morte dele. O jovem que morreu aos 15 anos, de leucemia, em 2006, é conhecido como "padroeiro da internet", ele será beatificado em 10 de outubro.

O bom estado de conservação do corpo impressiona. De acordo com o Vaticano, os restos mortais do jovem foram "recompostos" e o corpo não está 100% intacto. Nas imagens divulgados, Carlos Acutis está de calça jeans e tênis. O corpo dele ficará exposto até 17 de outubro. São esperados mais de 3 mil peregrinos.

Devido ao estado do futuro beato, algumas pessoas nas redes sociais chegaram a dizer que se tratava de um corpo incorrupto.

Mas, em declarações recentes à agência de notícias católica ACI Prensa, o padre Carlos Acácio Gonçalves Ferreira, do Santuário do Despojamento, explica que já foi feito um trabalho no rosto de Acutis. “Está muito completo, não intacto, mas completo. Todos os órgãos estão preservados”, disse.

O jovem será beatificado por causa de uma milagre que aconteceu no Brasil em 2010 e que foi reconhecido pelo Vaticano. Uma criança com problemas no pâncreas teria se curado depois de tocar as roupas de Carlos Acutis expostas em uma paróquia de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Carlos Acutis nasceu em Londres e cresceu em Milão, na Itália. Ele ficou conhecido como "padroeiro da internet" por usar a rede mundial de computadores para evangelizar. Além do alto conhecimento que ele tinha em ciência da computação.

Após ser diagnosticado com leucemia, o jovem morreu em 12 de outubro de 2006, data conhecida por ser dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada a padroeira do Brasil pela igreja católica.

A veneração ao corpo do jovem terminará na manhã de 17 de outubro, com uma missa de celebração e o fechamento da sepultura. Por conta da pandemia de covid-19, a diocese afirmou que espalhará vários telões pela cidade para evitar aglomerações.

*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação