Migração

Migrantes de Honduras avançam rumo ao México, que mobiliza tropas na fronteira

A maioria dos migrantes seguia hoje pelo norte da Guatemala, enquanto um segundo grupo, mais reduzido, optou por tentar entrar no México

Agência France-Presse
postado em 02/10/2020 23:19 / atualizado em 02/10/2020 23:20
 (crédito: JOHAN ORDONEZ / AFP)
(crédito: JOHAN ORDONEZ / AFP)

Milhares de migrantes hondurenhos avançaram nesta sexta-feira pelo norte da Guatemala rumo ao México e, posteriormente, Estados Unidos. O governo mexicano mobilizou militares e agentes migratórios para impedir a entrada da caravana.

Às vezes debaixo de tempestade, outras vezes sob o sol inclemente, os migrantes caminhavam pelo norte da Guatemala, úmido e tropical, após invadirem o país na véspera, rompendo o cerco militar na fronteira. Segundo autoridades migratórias guatemaltecas, cerca de 3 mil hondurenhos entraram no país.

A maioria dos migrantes seguia hoje pelo norte da Guatemala, enquanto um segundo grupo, mais reduzido, optou por tentar entrar no México caminhando para o sudoeste, em direção à fronteira de Tecún Umán.

Ao iniciarem seu trajeto na Guatemala, os migrantes, que avançam dispersos e em grupos, não encontraram grandes operações policiais. Mas após percorrerem centenas de quilômetros, depararam-se com uma barreira policial no povoado de Poptún, que bloqueou a passagem de mais de mil hondurenhos.

'Não passarão' 

O México anunciou a mobilização de centenas de militares e agentes migratórios na fronteira sul, para conter a entrada da caravana de migrantes. "Não passarão", afirmou o chefe do Instituto Nacional de Migração (INM), Francisco Garduño.

Nos últimos anos, milhares de migrantes centro-americanos cruzaram o México em caravanas rumo aos Estados Unidos. O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, enviou cerca de 26 mil soldados à fronteira sul depois que os Estados Unidos ameaçaram aumentar tarifas caso não fosse contido o fluxo de imigrantes sem documentos.

Ao menos 300 integrantes do êxodo optaram por retornar a Honduras ante a ameaça de prisão, mas a maioria seguiu rumo ao norte. "Claro que irei continuar", afirmou à AFP Omar Ramos, 29, temporariamente impedido de prosseguir com a travessia.

Sem um futuro promissor, após perder o emprego em uma oficina de pintura de automóveis devido à pandemia, Ramos deixou o filho de 10 anos em Honduras e se uniu à caravana. "No meu país não há trabalho e a violência também está difícil. Há muitos mortos, não há nada a fazer além de migrar."

"A economia está muito fraca e a cesta básica, muito cara", reclamou Santos Morán, também na caravana. Já Carlos, outro migrante, garantiu que continuará até o México. "Saí de Honduras porque a situação está ruim, não há trabalho (...) é mais fome do que se aguenta."

A maioria viaja a pé, no acostamento da estrada, enquanto outros, mais ousados, sobem em caminhões, arriscando a vida. Ontem, pouco após entrar na Guatemala, um migrante de 17 anos morreu ao cair de um deles.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação