Pandemia

Índia supera 100 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus

Desde o início da pandemia o país registra 6,47 milhões de casos de contágio e nas próximas semanas a Índia deve superar os Estados Unidos como a nação com mais infecções

Agência France-Presse
postado em 03/10/2020 14:52
 (crédito: AFP/Tauseef Mustafa)
(crédito: AFP/Tauseef Mustafa)

A Índia superou neste sábado (3/10) a marca de 100 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus, de acordo com o balanço oficial. A Índia é terceiro país com o maior número de óbitos depois dos Estados Unidos e do Brasil.

Segundo o ministério da Saúde, a Índia registra 100.842 mortes. A pandemia continua provocando grandes danos no país asiático, o segundo mais populoso do mundo, com 1,3 bilhão de habitantes.

Desde o início da pandemia o país registra 6,47 milhões de casos de contágio e nas próximas semanas a Índia deve superar os Estados Unidos como a nação com mais infecções.

Especialistas apontam dúvidas sobre a exatidão dos números da Índia, que tem uma população quatro vezes maior que a dos Estados Unidos e registra metade do número de mortes.

"Não sabemos qual é a confiabilidade das taxas de mortalidade na Índia", declarou à AFP o virologista T. Jacob John. "A Índia não tem um sistema de vigilância da saúde pública que documente em tempo real todos os casos de doença e mortes", completou.

Embora as autoridades indianas organizem quase um milhão de testes por dia, quando se considera o percentual da população a taxa é muito menor que a de outros países.

Proporcionalmente, Estados Unidos, por exemplo, submete a testes cinco vezes mais pessoas que a Índia, de acordo com o site de estatísticas globais Worldometer.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação