Mundo

Trump com covid-19: nove pessoas no entorno do presidente do EUA também se infectaram

Desde o diagnóstico de Trump, várias pessoas próximas a ele também tiveram resultados positivos, incluindo seu gerente de campanha, Bill Stepien, e seu conselheiro de campanha, o ex-governador Chris Christie

BBC
BBC
postado em 03/10/2020 20:52 / atualizado em 05/10/2020 14:40
Retrato de Donald Trump
Reuters
O presidente americano anunciou na sexta-feira que está com covid-19

Não foi apenas Donald Trump que testou positivo para o novo coronavírus nos últimos dias. Outras nove pessoas no entorno do presidente americano também estão com covid-19.

Entre eles, está a primeira-dama Melania Trump. O resultado do exame de ambos foi divulgado pelo próprio presidente americano pelo Twitter na sexta-feira (2/10).

O anúncio foi feito após o diagnóstico das conselheiras mais próximas de Trump, Hope Hicks, que começou a ter sintomas na quarta-feira e testou positivo no dia seguinte.

Desde o diagnóstico de Trump, várias pessoas próximas a ele também tiveram resultados positivos, incluindo seu gerente de campanha, Bill Stepien, e seu conselheiro de campanha, o ex-governador Chris Christie.

Também foram infectados a ex-conselheira presidencial Kellyane Conway, a presidente do Comitê Nacional Republicano, Ronna McDaniel, os senadores republicanos Mike Lee e Thom Tillis, e John Jenkins, presidente da Universidade de Notre Dame.

Gráfico mostra pessoas no entorno de Trump que têm covid-19
BBC

Vírus pode ter se propagado em evento e reunião

Seis das nove pessoas (Melania, Conway, Christie, Jenkins, Lee e Tillis) participaram de um evento no fim de semana passado no jardim da Casa Branca. Mas não há como ter certeza que alguma destas pessoas se contaminou nesta ocasião.

Na cerimônia, Trump anunciou sua escolha para ocupar a vaga da Suprema Corte, a juíza Amy Coney Barrett, que disse na sexta-feira que seu teste deu negativo. Fontes afirmaram à mídia americana que a juíza teve o vírus no início deste ano.

Gráfico mostra onde pessoas no entorno de Trum estavam sentadas em evento na Casa Branca
BBC
Seis das nove pessoas do entorno de Trump estiveram em um evento na Casa Branca

Uma reunião de preparação para o primeiro debate da eleição presidencial, realizado na última terça-feira, também pode ter ajudar a propagar o vírus.

Christie disse à mídia americana que ninguém estava usando máscaras quando ele e outros se sentaram com Trump.

"O grupo era cerca de cinco ou seis pessoas, no total", disse ele. Entre elas, estariam Hope Hicks, testou positivo no dia seguinte, e Stepien.

Contatos estão sendo rastreados

A Casa Branca disse estar rastreando as pessoas que entraram em contato com Trump e as pessoas mais próximas a ele que estão com covid-19.

Até agora, a maioria dos testes de pessoas no entorno de Trump deram negativo, entre elas o vice-presidente Mike Pence e sua mulher, Karen, o secretário de Estado, Mike Pompeo, e os filhos de Trump, Ivanka e Donald Trump Jr.

Um resultado negativo geralmente indica que uma pessoa não tem o vírus, embora a confiablidade do exame varie de acordo com quando a amostra do paciente foi coletada — se isso for feito pouco depois da exposição ao vírus, o teste pode não dar um resultado preciso.

Uma pessoa infectada pelo novo coronavírus leva em média cinco dias para ter os primeiros sintomas.

Mas esse período pode ser bem mais longo, por isso a Organização Mundial da Saúde recomenda um período de isolamento de 14 dias para quem suspeite sido infectado.

O pico do período infeccioso do vírus é um dia antes do aparecimento dos sintomas e dois dias depois, embora uma grande proporção de pessoas nunca apresente nenhum sintoma.


Mais sobre o coronavírus
BBC
Banner
BBC

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC