Clima

Incêndio florestal destrói dezenas de casas na Nova Zelândia

O incêndio começou em uma floresta situada nas montanhas no domingo de manhã e, atiçado por fortes ventos, se espalhou pelo povoado de Lake Ohau, obrigando seus moradores a fugir

Agência France-Presse
postado em 05/10/2020 09:46
 (crédito: Handout / cortesia de Gary Kircher / AFP)
(crédito: Handout / cortesia de Gary Kircher / AFP)

Um incêndio destruiu quase 50 residências na Nova Zelândia, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira. As fontes consideram "um milagre" que ninguém tenha ficado ferido quando "um muro laranja" caiu sobre um povoado isolado da Ilha Sul.

O incêndio começou em uma floresta situada nas montanhas neste domingo de manhã e, atiçado por fortes ventos, propagou-se ao povoado de Lake Ohau, obrigando seus moradores a fugir para sobreviver.

Cinquenta estruturas foram destruídas e a situação continuava "tensa" na segunda-feira, sobretudo pelos fortes ventos. Onze helicópteros e nove equipes dos bombeiros tentavam conter as chamas, informou a corporação.

"A verdade é que um pequeno milagre que ninguém tenha ficado ferido", avaliou o prefeito do distrito de Waitaki, Gary Kircher.

"Falei com um homem que se levantou para poder ver seu cão (que latia) ao amanhecer, abriu a porta e viu este muro laranja", acrescentou.

A pequena comunidade de Lake Ohau foi devastada, de acordo com Gary Kircher.

Os ventos imprevisíveis dificultaram a luta contra as chamas, informou o Serviço de Incêndios e Emergências da Nova Zelândia (FENZ).

O incêndio devastou até a tarde de segunda-feira uma superfície de 4.600 hectares.

Os incêndios são relativamente frequentes na Ilha Sul nesta época do ano, mas este é incomum por seu tamanho e intensidade.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação