Obituário

Morre Juan Romero, último sobrevivente espanhol dos campos nazistas

Romero foi o último sobrevivente espanhol conhecido do campo de concentração de Mauthausen, construídos pelos nazistas na Áustria

Agência France-Presse
postado em 05/10/2020 11:03 / atualizado em 05/10/2020 11:04
Memorial do antigo campo de concentração de Gusen, que fazia parte do complexo maior ao redor do campo principal de Mauthausen, localizado a três quilômetros de distância. Estabelecido há muito tempo como um museu, Mauthausen é o memorial mais visitado da Áustria. -  (crédito: AFP / JOE KLAMAR)
Memorial do antigo campo de concentração de Gusen, que fazia parte do complexo maior ao redor do campo principal de Mauthausen, localizado a três quilômetros de distância. Estabelecido há muito tempo como um museu, Mauthausen é o memorial mais visitado da Áustria. - (crédito: AFP / JOE KLAMAR)

O último sobrevivente espanhol conhecido dos campos nazistas, Juan Romero, morreu aos 101 anos na França - anunciou o governo espanhol, descrevendo-o como um "herói".

"Juan Romero, o último sobrevivente espanhol do campo de concentração de Mauthausen, faleceu. Minha memória para um herói do nosso país que lutou contra o fascismo, pelas liberdades e em defesa da democracia. Um abraço para seus familiares e amigos", declarou o presidente socialista do governo espanhol, Pedro Sánchez, neste domingo (4/10) no Twitter.

Romero morreu na França, onde vivia, disse a número dois do governo, Carmen Calvo.

A associação Amical de Mauthausen e outros Campos e de Todas as Vítimas do Nazismo da Espanha confirmou à AFP que Romero era "o último sobrevivente espanhol conhecido" dos campos.

Romero nasceu em Córdoba em 1919 e lutou no lado republicano durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), segundo o jornal "El País".

Foi deportado em agosto de 1941 da França para Mauthausen, na Áustria, e voltou à França apenas depois da Segunda Guerra Mundial, quando a Espanha ainda estava sob o regime de Franco.

Em sua fuga da Espanha após a vitória de Franco, os republicanos se juntaram na França à companhia de trabalhadores estrangeiros e à legião estrangeira.

Mas, em 1940, quando os nazistas invadiram a França, foram capturados pelos alemães, que os consideravam apátridas, e mais tarde foram deportados.

Em agosto passado, quando obteve o "reconhecimento" do Estado espanhol, Juan Romero falou à imprensa sobre "toda as pessoas que entravam nas câmaras de gás", ou sobre "os carros cheios de mortos".

"De acordo com nosso histórico, ele era o último espanhol" sobrevivente dos campos, disse Juan Calvo, historiador e membro da Amical de Mauthausen, sem descartar, porém, que possa haver "outras vítimas espanholas que mantiveram essa informação em privado".

"Já restavam poucos sobreviventes nesses últimos anos. Com sua morte, desaparece a voz dos que puderam testemunhar ao vivo", acrescentou.

O historiador disse que, dos quase 9 mil deportados espanhóis, 7 mil foram enviados para Mauthausen, um campo no qual cerca de 90 mil deportados morreram.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação