Contaminação

'Desastre ecológico' na Rússia provoca morte em massa de animais marinhos

Na costa da remota península de Kamchatka, no leste da Rússia, focas, polvos e ouriços-do-mar foram encontrados mortos na praia

Agência France-Presse
postado em 05/10/2020 11:59 / atualizado em 05/10/2020 12:00
Uma autoridade russa disse que o mar na remota península de Kamchatka pode ter sido contaminado com produtos químicos tóxicos, já que o Greenpeace alertou sobre um
Uma autoridade russa disse que o mar na remota península de Kamchatka pode ter sido contaminado com produtos químicos tóxicos, já que o Greenpeace alertou sobre um "desastre ecológico" para a vida marinha. - (crédito: Handout / GREENPEACE / AFP)

O Greenpeace descreveu como "desastre ecológico" a presença de cadáveres de focas, polvos e ouriços-do-mar há vários dias em uma costa da remota península russa de Kamchatka.

"Ocorreu um desastre ecológico em Kamchatka", na região da praia de Khalatyr – um local turístico conhecido especialmente pelos surfistas – e da baía de Avacha, no oceano Pacífico, disse a ONG.

As análises detectaram na água "quatro vezes mais produtos de petróleo e 2,5 vezes mais de fenol", acrescentou o Greenpeace, explicando que as causas da contaminação ainda não foram estabelecidas.

O Greenpeace afirmou ter entrado em contato com as autoridades para "pedir uma investigação imediata das causas da contaminação, uma avaliação de seu alcance e a eliminação urgente das consequências" do incidente.

As autoridades locais não informaram, recentemente, sobre nenhum acidente industrial, ou acontecimento incomum.

Neste fim de semana, o governador de Kamchatka, Vladimir Solodov, visitou a região e ameaçou demitir os que ocultaram a gravidade da situação. Também prometeu divulgar uma análise, feita com amostras que foram enviadas para Moscou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação