Pandemia

Nova York fecha escolas em alguns bairros para frear segunda onda do vírus

Os alvos são alguns bairros do sul do Brooklyn e algumas áreas do leste e do sul do Queens, onde a taxa de testes positivos encontra-se acima de 3%

Agência France-Presse
postado em 05/10/2020 21:24
 (crédito: ANGELA WEISS / AFP)
(crédito: ANGELA WEISS / AFP)

O governador Andrew Cuomo anunciou nesta segunda-feira (5) o fechamento de escolas em nove bairros de Nova York a partir desta terça-feira, na tentativa de impedir que a cidade seja atingida por uma segunda onda de contaminações da covid-19.

Cuomo adiantou em um dia a data definida pelo prefeito de Nova York, Bill de Blasio, que no domingo anunciou a intenção de fechar as escolas de diversos bairros da cidade a partir de quarta-feira.

Os alvos são alguns bairros do sul do Brooklyn e algumas áreas do leste e do sul do Queens, onde a taxa de testes positivos encontra-se acima de 3% há sete dias seguidos. A medida irá afetar as escolas públicas e privadas, explicou Cuomo em coletiva de imprensa.

O plano revelado no domingo pelo prefeito prevê também o fechamento temporário de todos os comércios não essenciais, como os restaurantes, que reabriram as portas em Nova York em 22 de junho para entregas e atendimento de clientes ao ar livre.

Cuomo, porém, preferiu não fechar os restaurantes destes bairros e pediu que pontos mais específicos dentro das zonas delimitadas pela prefeitura fossem afetados.

"Os comércios destes bairros não têm uma capacidade de propagação [do vírus] importante. Estamos falando de pequenos comércios", justificou o governador. Muitos comércios destas áreas se viram obrigados a fechar as portas definitivamente devido ao confinamento. Os que permanecessem abertos atravessam sérios problemas financeiros.

Dois dos bairros alvos tiveram uma taxa de testes positivos superior a 8% nos últimos sete dias. A maioria dos bairros têm uma forte população judia ortodoxa, que não vê com bons olhos o distanciamento social e o uso de máscaras. No conjunto do estado de Nova York, a taxa de testes positivos segue baixa, em 1,22%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação