Direitos Humanos

#ProudBoys: comunidade LGBTQ se apodera da hashtag de grupo de extrema direita

A campanha surge uma semana depois que o presidente Donald Trump se recusou a condenar os Proud Boys, um grupo nacionalista que acredita na superioridade da raça branca

Agência France-Presse
postado em 06/10/2020 09:14 / atualizado em 06/10/2020 09:17
 (crédito: Lluís Gene/AFP)
(crédito: Lluís Gene/AFP)

A hashtag #ProudBoys, usada por um grupo de extrema direita que era tendência na semana passada após o debate presidencial nos Estados Unidos, foi assumida pela comunidade LGBTQ desde o fim de semana e, na segunda-feira (5), continuou a inundar o Twitter com imagens de orgulho gay.

A campanha na mídia social surge quase uma semana depois que o presidente Donald Trump se recusou a condenar os Proud Boys, um grupo nacionalista exclusivamente masculino que preconiza a superioridade da raça branca.

Trump pediu que eles "recuassem e esperassem" - no que o mesmo grupo viu como um sinal de reconhecimento -, enquanto atacava os extremistas da "extrema esquerda".

A hashtag ligada à organização foi "roubada" no fim de semana por uma avalanche de usuários que começaram a postar fotos de casais gays, memes e mensagens de amor.

George Takei, estrela e ícone da comunidade de "Star Trek", apresentou a ideia a 3,1 milhões de seguidores no Twitter.

"E se gays tirassem fotos uns dos outros se beijando ou fazendo coisas muito gays e depois se etiquetassem como #ProudBoys", escreveu ele. "Aposto que isso os incomodaria muito. #ReclaimingMyShine (Recuperando meu brilho)", completou.

Milhares de pessoas, incluindo políticos, estrelas de TV e até militares canadenses atenderam ao chamado e inundaram as redes.

O congressista Carlos G. Smith, o primeiro legislador LGBTQ latino da Flórida, tuitou uma série de fotos com seu parceiro com a legenda: "Seus dois #ProudBoys favoritos estão prontos para votar".


Bobby Berk, um dos animadores da série da Netflix "Queer Eye", postou uma foto com a mensagem: "olhe esses #ProudBoys fofos (#retuíte e faça essa hashtag sobre amor, e não ódio".


Enrique Tarrio, líder dos Proud Boys, disse à rede CNN que não considerou a campanha "ofensiva", porque a organização não é homofóbica.

"Não é um insulto. Não somos homofóbicos. Não nos importamos com quem as pessoas dormem. As pessoas pensam que vão nos incomodar. Não é assim", disse ele, para então criticar que o movimento está "tentando afogar nossos apoiadores, tentando nos silenciar".

Dois dias depois do debate, Trump tentou reprimir as críticas, afirmando em uma entrevista à Fox News que ele condena "todos os supremacistas brancos".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação