Clima

Furacão Delta está a caminho do México e se torna 'perigoso'

O México ordenou o envio de 5 mil militares para a região da península de Yucatán após o furacão alcançar a categoria 4

Agência France-Presse
postado em 06/10/2020 14:45 / atualizado em 06/10/2020 19:08
 (crédito: Handout / RAMMB / NOAA / NESDIS / AFP)
(crédito: Handout / RAMMB / NOAA / NESDIS / AFP)

A tempestade Delta voltou a ganhar força rapidamente ao alcançar a categoria 4, nesta terça-feira (6), e atingirá amanhã a península mexicana de Yucatán como "um furacão extremamente perigoso". O México determinou o envio de 5.000 militares e a evacuação de turistas no balneário de Cancún.

O ciclone sopra no Caribe com ventos máximos sustentados de 220 km/h e rajadas mais fortes, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), com sede em Miami.

"A previsão é que será um furacão extremamente perigoso de categoria 4 quando alcançar a península de Yucatán na quarta-feira", disse o NHC em seu boletim das 12h00 de Brasília. O furacão de grande intensidade estava nesta terça-feira cerca de 420 km ao sudeste de Cozumel, no México, para onde se desloca a uma velocidade de 26 km/h.

"Foi dada a instrução para mobilizar até 5.000 homens com todos os equipamentos necessários para proteger a população e, com sorte, o furacão Delta perderá força", disse o presidente Andrés Manuel López Obrador em sua habitual coletiva matutina.

O efetivo mobilizado, que pertence à Secretaria da Marinha, vai executar o Plano DN-III, protocolo para o atendimento de comunidades em situações de desastre. Vários oficiais, alguns com capas impermeáveis, se deslocaram para as cidades de Valladolid e Tizimín, no estado de Yucatán.

Atividades suspensas 

Enquanto isso, as autoridades do estado de Quintana Roo, onde está Cancún, ordenaram a suspensão das atividades não essenciais na área a partir das 13h00 locais (15h00 em Brasília). O governador Carlos Joaquín González anunciou também o fechamento dos aeroportos de Cancún - um dos principais destinos turísticos do México - e de Cozumel a partir das 17h00 locais (19h00 em Brasília).

Os turistas, muitos deles estrangeiros, foram levados a refúgios estabelecidos pelas empresas hoteleiras, enquanto a população local foi enviada a abrigos públicos, declarou o funcionário. Os abrigos foram higienizados para evitar a disseminação do coronavírus.

Além disso, os hotéis a costa de Cancún e Puerto Morelos foram desalojados. Nas ilhas de Punta Allen e Holbox, os turistas foram enviados às cidades mais próximas. A companhia elétrica estatal deve cortar preventivamente a energia antes da passagem do fenômeno e, uma vez que a emergência terminar, fará a reparação dos potenciais danos.

Essa situação representa um novo golpe para Cancún e seus arredores, que já presenciaram uma redução drástica nas visitas como resultado da pandemia de covid-19. O turismo representa mais de 8% do PIB do México, o quarto país do mundo mais enlutado pelo coronavírus com 81.877 mortes, além de quase 800.000 casos confirmados.

Moradores se abastecem 

Os balneários do Caribe mexicano não são atingidos por um grande furacão desde 2005, quando o Wilma, de categoria 4, chegou à terra também em outubro. Porém, devido ao seu deslocamento lento, ficou praticamente parado por quase 72 horas entre Cozumel e Cancún.

Os moradores de Cancún se abasteceram nesta terça-feira com alimentos, água potável e tábuas de madeira, além de reunirem documentos importantes para sua proteção, verificou a AFP. Os pescadores, por sua vez, evitaram que suas embarcações sejam varridas pelas ondas ciclônicas.

Até esta segunda-feira foram registradas fortes chuvas devido à passagem da tempestade tropical Gamma pelo sudeste, que tocou terra no último final de semana e deixou pelo menos seis mortos e cerca de 600.000 afetados, principalmente pelas inundações.

O Delta é a 26a tempestade com nome, em uma temporada de furacões no Atlântico excepcionalmente ativa. Vários recordes já foram batidos este ano. Entre eles, a lista de nomes previstos para os ciclones esgotou, e os meteorologistas começaram a identificá-los com o alfabeto grego.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação